Cooperativismo
Seminário da Unicafes-AL contribui para formação e inovação em transição energética
Encontro alcançou um público de 40 cooperativas e a participação de instituições como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Sebrae
O último dia do Seminário das Cooperativas da Agricultura Familiar, realizado no Sebrae pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) encerrou o ciclo de encontros apontando caminhos para agricultura familiar sob a implantação da novas práticas em gestão e governança. O seminário alcançou um público de 40 cooperativas e a participação de instituições como a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Sebrae.
O painel inicial do Seminário Destacou as transformações promovidas pela política de crédito de carbono com a apresentação do Projeto Crédito de Carbono Social. Cada vez mais presente na agricultura familiar, a adesão aos ativos sustentáveis também é vista como oportunidade, conforme a palestras de Haroldo Almeida, presidente da Cooperativa da Agricultura Famliar e do Negócio Sustentável da Economia Verde (Cofadel). “Trazer essa discussão com as cooperativas amplifica um trabalho de pesquisa e viabilidade de biomas que podem integrar a convivência com a seca, podendo ainda implantar uma plataforma de oportunidades”, destacou o palestrante.
O segundo momento do Seminário formou uma frente ampla para a realização do lançamento do Programa de Educação do Cooperativismo Solidários (PECSOL). O programa, que será realizado em parceria com a Unicafes Nacional, segundo o assessor da Unicafes, Alcidir Mazutti, vai preparar cooperativas para uma atuação profissionalizantes na gestão e na governança.
“O PECSOL contribuiu para a aprendizagem e multiplicação do conhecimento, apontando para a necessidade de qualificar as estratégias de externalização, combinação e principalmente de internalização do conhecimento das pessoas e nas cooperativas”, explicou Mazutti.
Avaliação
Na avaliação dpresidente da Unicafes-AL, Antonio Cardozo, o seminário trouxe possibilidade de inovação na agricultura familiar com a contribuição do segmento para as transições energéticas. “As cooperativas da agricultura familiar saem mais fortalecidas e desafiadas a inovar com a implementação do crédito de carbono social. Dessa forma o seminário passou a convergir nossas ideias e vai e apontou caminhos interessantes para o pequeno agricultor”,relatou Antonino Cardozo.
Outra novidade apresentada pela Unicafes no seminário foi a parceria com o Núcelo de Extensão da UFAL para o fortalecimento do Núcleo de Capacitação do Cooperativismo Solidário (NECSOL). A parceria foi destaque durante o pronunciamento do pró-reitor de Extensão da UFAL, Cezar Candeias. “O cooperativismo passará a integrar a nossa estrutura de ensino com o ideal de disseminar a cultura coop na formação e atuação dos seres sociais”, enfatizou Cezar.