Cooperativismo
Governo Estadual cria secretaria Executiva para fomentar cooperativismo
Expectativa é que a pasta atue em prol do fomento ao setor, com incentivos e políticas públicas
A Lei Delegada número 48 publicada na edição do sábado (31) instituiu o modelo de gestão da administração pública do Poder Executivo que vai ser conduzida pela gestão do governador Paulo Dantas. A publicação, que foi veiculada no Diário Oficial, confirmou a criação da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária.
A secretaria vai estar integrada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e vai contar com uma estrutura de gerência e supervisão às atividades desempenhadas por grupos do cooperativismo, associativismo e da economia solidária. A expectativa é que a pasta atue em prol do fomento ao setor, com incentivos e políticas públicas. Atualmente o setor atua em sete remos englobando as áreas de comércio, transporte, crédito, saúde, serviços e agronegócio.
A criação da Secretaria Executiva do Cooperativismo vem recebendo a atenção do governador Paulo Dantas e passou a ser uma das apostas para alavancar o setor cooperativista enquanto parte importante para o desempenho da economia estadual.
De acordo com o presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), Antonino Cardozo, o Estado precisava avançar em atenção ao setor, visto que o cooperativismo atua em sete ramos e movimento cerca de R$ 1 bilhão ao ano.
“Com a instalação da secretaria executiva do cooperativismo pelo governador Paulo Dantas, nosso Estado passa a trabalhar para consolidar o cooperativismo na economia de Alagoas e tem grandes chances em se tornar referência nesta política pública. Alagoas dá um grande passo ao materializar um canal para fomentar e desenvolver o cooperativismo em si”, pontuou o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo.