Cooperativismo

Unicafes-AL faz balanço positivo de 2022

O ano trouxe resultados expressivos em inovação, formação e acesso à mercados e políticas públicas

Por BCCOM Comunicação 11/01/2023 09h09
Unicafes-AL faz balanço positivo de 2022
Os resultados de 2022 ainda são comemorados pelo setor - Foto: BCCOM Comunicação

Em 2022, cooperativas dos sete ramos presente em Alagoas se encontraram nos eventos da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas. O ano trouxe resultados expressivos em inovação, formação e acesso à mercados e políticas públicas. Os resultados de 2022 ainda são comemorados pelo setor, e principalmente pelas cooperativas, que hoje somam 280 unidades espalhadas pelo estado.

O cooperativismo através da Unicafes-AL ganhou novos espaços, começando pela articulação com a Assembleia Legislativa com a atualização da Lei de Desenvolvimento do Cooperativismo e a reativação do Conselho Estadual do Cooperativismo de Alagoas (CONECOOP). A Unicafes-AL conseguiu ocupar três cadeiras no Conselho, que é gerido pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seics).

No setor de eventos, a Unicafes-AL conseguiu unir cooperativas das áreas de saúde, serviço, crédito, agro, transportes, trabalho e produção durante o Encontro do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL) e no Fórum do Cooperativismo. Ambos discutiram as principais demandas do segmentos e melhorias enquanto soluções para impulsionar a inclusão do cooperativismo no planejamento econômico do Estado. Hoje o setor abarca 40 mil cooperados, gerando mais de 20 mil empregos diretos e beneficiando diariamente cerca de 300 mil pessoas.

A 1º Feira Coop, também realizada pela Unicafes-AL, foi considerado um dos eventos mais importantes do Nordeste em 2022. O evento aproximou o público de cooperativas, reunindo grandes empresas cooperativadas e abrindo espaço para pequenas iniciativas. O presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, avisa que em 2023 a feira está mantida no calendário, com uma pegada mais nacional.

“A Feira Coop representou muito bem a grandiosidade de um setor que é considerado o setor dos setores, e que faz muito bem o seu papel econômico e social na vida das pessoas. Tivemos um ano extremamente produtivo e que deixou projetos encaminhado, e outras tantas sementes para a formação, gestão e governança”, declarou.

Foto: BCCOM Comunicação



Com um faturamento anual projetado em R$ 2 bilhões, a Unicafes-AL também criou seu sistema de autofinanciamento com o Fundo de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FUNCAFES) com a aplicação inicial de R$ 600 mil em forma de crédito às cooperativas.

Em um balanço positivo sobre as ações de 2022, Antonino Cardozo, revela a importância da articulação política para a execução de convênios e emendas parlamentares que foram destinadas à execução do Programa de formação PecSol e a contratação de assessoria jurídica para as 46 cooperativa ligadas à Unicafes-AL. Na articulação política, a temporada foi marca pela aproximação ao Governo de Alagoas. O setor, no geral, foi beneficiado com o Termo de Fomento ao Cooperativismo e com a inclusão do setor na nova Gestão do governador Paulo Dantas, criando a Secretaria Execut iva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária.

“A Unicafes defende, desde sempre, que pode ser parte da solução por entender que precisamos fazer parte do planejamento e incluir o modelo cooperativista nos projetos de Estado. Essa conquista beneficiará todo o setor e foi um gesto histórico do governador Paulo Dantas”, reconhece Cardozo.