Cooperativismo
Unicafes-AL encerra jornada de orientação sobre o PecSol
Durante a série de reuniões, a equipe de capacitação do Instituto ICERRADUS junto com diretor de Juventude da Unicafes-AL, Fernando Barbosa, apresentou os fundamentos nas diretrizes e princípios organizacionais do sistema Unicafes
Mais quatro cooperativas da agricultura familiar puderam conhecer o funcionamento do Programa de Educação do Cooperativismo Solidário (PecSol). A jornada de visitas para apresentação e bate-papo sobre o programa, promovida União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), foi encerrada nesta sexta-feira,13, e contou com reuniões com o jovens que serão educandos das unidades: Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de São José da Tapera (COOPCAF); na Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano (COOPERAGRE), de Igaci; Cooperativa do s Produtores Agropecuários do Estado de Alagoas (COOPAL), de Santa do Ipanema e da Cooperativa dos Agricultores Qualificados- (COOPAQ), de Matriz do Camaragibe.
Durante a série de reuniões, a equipe de capacitação do Instituto ICERRADUS junto com diretor de Juventude da Unicafes-AL, Fernando Barbosa, apresentou os fundamentos nas diretrizes e princípios organizacionais do sistema Unicafes. Ainda na oportunidade, os temas de Gestão e Governança foram destacados como um dos principais cursos do PecSol. Segundo o diretor de Juventude da Unicafes-AL, Fernando Barbosa, as cooperativas puderam apontar os cursos a serem trabalhados nas comunidades.
“O programa Pecsol Alagoas inicia o seu projeto para que possam executar e ter resultados em pequeno, médio e longo prazo, buscando fortalecer a gestão na cooperativa, assim como trazer soluções na área de negócios”, descreveu Fernando Barbosa.
A formação ofertada através do PecSol integra as opções de atividades do Sistema Unicafes Nacional e conta também com apoio do Sescoop. Para o presidente da Federação Unicafes-AL , Antonino Cardozo, o pilar formativo estará em foco em 2023. “Educação, Formação e Informação estão entre os sete princípios do Cooperativismo. Finalizamos a jornada orientando as cooperativas, passando os últimos informes sobre os cursos e reafirmando o nosso compromisso com os associados para fazer valer a gestão e a governança como estratégia para cumprir nossas metas”, avaliou Antonino Cardozo.