Cooperativismo
Unicafes-AL, Ifal e Estado fortalecem parceria institucional
O encontro teve o propósito de discutir uma nova agenda de trabalho no âmbito da qualificação profissional de cooperados e jovens do campo e da cidade
Dirigentes da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL) participaram, essa semana, de uma reunião com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
O encontro teve o propósito de discutir uma nova agenda de trabalho no âmbito da qualificação profissional de cooperados e jovens do campo e da cidade, além da integração entre os estudantes e professores do Ifal e as cooperativas e associações do estado.
“Reconhecemos a importância desta parceria estratégica que garante aos nossos cooperados e aos jovens das nossas cooperativas o acesso a cursos de capacitação, formando-os de acordo com os princípios cooperativistas, ajudando a manter essa juventude interessada pelo setor e pela agricultura familiar”, afirmou Fernando Barbosa, representante da Unicafes-AL.
Segundo a pró-reitora Elisabete Duarte, por meio da parceria institucional convênios para estágios e empregos dos estudantes do Ifal nas cooperativas de Alagoas já foram celebrados entre as instituições. “Levantamos demandas importantes para nossa parceria, trocamos ideias e encaminhamos ações que, certamente, contribuirão para avanços nas políticas públicas para a Economia Solidária e para a melhoria da vida das pessoas que mais precisam e devem ter seus direitos garantidos”, destacou.
A reunião contou também com a participação de Aldebaron Sá Júnior, secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária do Estado de Alagoas, que reforçou também a importância de ações de apoio ao fomento do cooperativismo em Alagoas.
“Essa parceria reforça o setor, tendo instituições que apostam no cooperativismo e que o reconhecem como modelo de negócio que faz a diferença por ser pensado para as pessoas. Por isso, quanto mais parceiros a gente conseguir, melhor para que possamos chegar mais longe. Com o Ifal temos discutido a criação de um Núcleo de Educação do Cooperativismo Solidário. Vamos também dialogar com outras instituições de ensino para difundir, junto o trabalho realizado pela Unicafes na área de formação e com o apoio da secretaria executiva, formas de potencializar essas experiências de difusão do cooperativismo”, declarou o secretário Adalberon Sá Junior.