Cooperativismo

Cooperativa alagoana participa de intercâmbio de conhecimentos em Goiás

Produtores de Jabuticaba de Palmeira dos Índios participam pelo segundo ano consecutivo de intercâmbio em Hidrolândia-GO

Por Isabella Padilha/Assessoria 15/02/2023 14h02 - Atualizado em 15/02/2023 15h03
Cooperativa alagoana participa de intercâmbio de conhecimentos em Goiás
Produtores do Agreste visitaram a vinícola e tiveram acesso aos processos de fabricação. - Foto: Ascom Sedics

Os integrantes da cooperativa Coopcam, de Palmeira dos Índios, apoiados pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), participaram de visitas técnicas para experimentar práticas e experiências de sucesso oferecidas pela Vinícola Jabuticabal e outros grupos produtivos em Hidrolândia, no estado de Goiás (GO). 

Participaram da viagem o secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, e a gerente de Cooperativismo e Associativismo da Sedics/AL, Maria Lucia Marinho.

A expedição, realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos produtores da Coopcam sobre os processos produtivos da vinícola, proporcionando aos produtores de jabuticaba do Agreste alagoano a oportunidade de reconhecer as peculiaridades da atividade produtiva, identificar as principais potencialidades, limitações e desafios futuros do negócio, além de analisar problemas em sistemas e processos de gestão e de produção.

“Esse é o segundo ano consecutivo que os produtores da Coopcam vêm até Hidrolândia para fazer um intercâmbio de conhecimentos. Trouxemos a Cooperativa aqui para eles conhecerem os métodos e as atividades que são desenvolvidas e aplicarem em Alagoas e desenvolverem novos produtos. Queremos fomentar a produção da jabuticaba no nosso Estado, dando também a possibilidade de usar isso como um atrativo turístico para a região”, destaca o secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon de Sá.

Os produtores do Agreste visitaram a vinícola e tiveram acesso aos processos de produção de geleias, sorvetes, picolé e jabuticabas, além das atividades de turismo rural desenvolvidas na região. Além dos produtores da Coopcam e dos gestores da Sedics/AL, participaram do evento a Embrapa/GO, a Emater/GO, o Ifal/GO, a secretaria de Turismo de Hidrolândia e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.