Cooperativismo
Dia da Mulher: Unicafes-AL promove ação na próxima segunda (6)
Secretaria de Mulheres vai inaugurar política de atenção especial à agricultoras e para grupo de mulheres
Milhares de mulheres do estado de Alagoas se dedicam à agricultura familiar ou estão inseridas no processo beneficiamento da matéria-prima desenvolvida pelas cooperativas da agricultura familiar através dos chamados “grupo de mulheres”. Polivalente, delicadas e fortes as agricultoras também encontram, na atividade, cada vez mais, oportunidades de empoderamento e obtenção de renda.
Destacando o protagonismo feminino, a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) trabalha para incluir cada vez mais mulheres nas diversas cadeias produtivas e nos espaços cooperativos. Com 46 cooperativas inclusas em seu quadro, a Unicafes Alagoas inaugura na segunda-feira,6, o seu projeto integrado de atenção ao público feminino, fazendo sua estreia em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março.
O projeto, segundo a secretária de Mulheres, Verônica Gomes, que também é presidente da Cooperativa de Produção e Produção da Agricultura Familiar (Coopcaf) será permanente e terá como sua primeira ação a realização de uma série de visitas às cooperativas. As primeiras serão a Cooperativa dos Agricultores de Arapiraca (Cooperal), Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial) e Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (Coobapi).
“Além de receber as demandas, as visitas servirão para a aplicação de pesquisas com objetivo de levantar dados sobre a participação das mulheres no cooperativismo”, explicou Verônica Gomes.
Dia da Mulher
Segundo uma pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a presença das mulheres na agricultura familiar tem aumentado ao longo dos anos. A participação feminina na modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), alcançou 80% em 2019.
Para a vice-presidente da Unicafes-AL, Maria José Alves, na agricultura familiar e na economia solidária, a relevância feminina é valorosa. “A Unicafes Alagoas celebra o 8 de março concretizando a participação das mulheres também nos espaços de decisão de empreendimentos econômicos, de formação e de empoderamento”, destacou Maria José Alves.