Cooperativismo
Cooperagre elege nova diretoria e anuncia foco na expansão do crédito para agricultura
Plano faz parte de um projeto de retomada da cooperativa, que voltará a consolidar suas operações plenas
A Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Cooperativa de Crédito do Agreste Alagoano (Cooperagre) oficializou, no domingo (6), a nova fase da Unidade, que atualmente opera em Igaci, atendendo também aos agricultores de Estrela de Alagoas e Craíbas.
Durante o evento, que contou com mais de 400 pessoa, Antonino Cardozo, atual presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), foi eleito para a presidência da cooperativa.
O plano faz parte de um projeto de retomada da cooperativa, que voltará a consolidar suas operações plenas, conforme as ações de recuperação apresentadas pela nova diretoria e pelo grupo de Conselheiros.Com 1.190 cooperados e fundada em 2007, a Cooperagre passará por um processo de fortalecimento em parceria com a Unicafes-AL para a filiação de cooperados de todas as cooperativas da agricultura familiar.
Com a nova configuração da Cooperagre, a expectativa é que serão abertas novas janelas de investimento e multiplicadas as oportunidade de acesso ao crédito para todo Estado.A nova proposta de administração da Cooperativa, foi aprovada por unanimidade durante a AGO, e tem como um dos seu objetivos transformar a Cooperativa em instrumento de acesso ao crédito para agricultore familiares, associações comunitárias e grupos de produtores.
Segundo a vice-presidente da Unicafes-AL, Maria José Alves, o novo momento da Cooperagre deverá contribuir diretamente para o processo de bancarização nos municípios. Em 2022, a Unicafes-AL concretizou o aporte de R$680 mil na Cooperagre através do Fundo de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FUNCAFES). “A Unicafes vai propor a filiação dos associados das nossas cooperativas para estimular a base de negócios.
Estamos convictos de que a operação plena da Cooperagre vai fazer enorme diferença no crescimento do cooperativismo da agricultura familiar, que vai poder , muito mais, acessar ao crédito de investir”, enfatizou Maria José Alves.Antonino Cardozo, novo presidente da Cooperagre, falou sobre os detalhes do projeto.
“É um projeto muito focado nas necessidades produtivas das cooperativas e dos agricultores familiares. Com essa expansão pelo estado, teremos à disposição aplicativo e agências para suprir as necessidades dos cooperados”, explicou.