Cooperativismo

Unicafes/AL comemora aprovação do aumento da mistura de 12% do Biodiesel

Pelo novo cronograma, o percentual de biodiesel obrigatórios subirá para 15% até 2026

Por Bccom Comunicação 18/03/2023 09h09 - Atualizado em 18/03/2023 11h11
Unicafes/AL comemora aprovação do aumento da mistura de 12% do Biodiesel
Representando as cooperativas da agricultura familiar que integram o Selo Biocombustível Social, a Unicafes/AL integrou a mobilização nacional em Brasília - Foto: Assessoria

O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, comemorou a decisão do governo federal em ampliar a política de mistura em 12% do diesel ao biodiesel. Representando as cooperativas da agricultura familiar que integram o Selo Biocombustível Social, a Unicafes/AL integrou a mobilização nacional em Brasília nesta semana. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira ,17, após reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) acompanhada pelo presidente Lula.

Pelo novo cronograma, o percentual de biodiesel obrigatórios subirá para 15% até 2026. O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, também celebrou a aprovação da prioridade de 50% do crescimento orgânico das empresas do Biodiesel para a agricultura familiar do Nordeste.

“Foi uma semana decisiva, de mobilização nacional. Nosso agradecimento ao presidente Lula, CNPE e 16 ministros por esse Marco histórico na valorização da política de descarbonização no Brasil. A agricultura familiar, que participa dessa produção nacional com a oferta de matéria-prima, é uma ponta importante nesse ciclo produtivo pois tem avançado por todo pais enquanto setor produtivo”, destacou Antonino Cardozo.

Audiência


Também nesta sexta-feira, 17, o presidente da Unicafes-AL , Antonino Cardozo, esteve reunido com o Secretário Nacional de Economia Solidária E Popular do Ministério do Trabalho e Emprego, Gilberto Carvalho.

A pauta também contou com pedido de apoio para o fortalecimento do aumento do percentual da mistura do biodiesel ao diesel. Representando os interesses da agricultura familiar de Alagoas, o a Federação também apresentou projetos na área da economia solidária acompanhados pelo secretário executivo Estadual de Associativismo, Cooperativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior ; e pelo presidente do Banco Comunitário É da Gente, Pedro Vinicius. O banco será uma das novidades da economia solidária e do cooperativismo alagoano, com previsão de inauguração para o mês de abril, em Piaçabuçu.

Pedro Vinicius , presidente do EDG, convidou o secretário Nacional de Economia Popular, Gilberto Carvalho. “O amigo Gilberto aceitou o nosso convite, e estará participando da inauguração do nosso banco. O banco fará um papel muito importante na questão da bancarização e no acesso ao crédito, pois muitos bancos oficiais já não operam mais em nossa cidade”, explicou.

Para o secretário executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, foi uma oportunidade muito boa para mostrar uma experiência que é desenvolvida em Alagoas pela Unicafes-AL e que, agora, encontra eco no governo estadual com a Secretaria Executiva do Cooperativismo e Economia Solidária. “Isso deixou secretário muito entusiasmado para ir a Alagoas para conhecer de perto essa experiência, fazendo com que iniciativa seja replicada para o restante do Brasil”, afirmou o secretário Executivo da Unicafes-AL e secretário Executivo do Cooperativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá.

De acordo com ele, o trabalho desenvolvido em Alagoas “mostra que a economia solidária é uma alternativa econômica para o momento social que vivemos. Marcamos um ponto importante neste diálogo que fortalece as agendas entre os governos federal estadual e a sociedade civil”, reforçou o secretário, destacando que o secretário Gilberto deverá ir a Alagoas em pelo menos dois momentos.