Cooperativismo

Seminário InovaCoop conecta inovação à agenda do cooperativismo

O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, 30, em Arapiraca, reuniu público acima de 200 pessoas, representando quarenta cooperativas dos segmentos& nbsp; rural, da saúde e do crédito

Por BCCOM Comunicação 30/03/2023 17h05
Seminário InovaCoop conecta inovação à agenda do cooperativismo
O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, 30, em Arapiraca, reuniu um público acima de 200 pessoas. - Foto: Assessoria

Setor que engloba diferentes segmentos econômicos, o movimento cooperativista de Alagoas passa a olhar para inovação com foco na competitividade com o fomento apresentado pelo Seminário Estadual de Inovação no Cooperativismo Alagoano - InovaCoop. 

O evento, que aconteceu nesta quinta-feira, 30, em Arapiraca, reuniu um público acima de 200 pessoas, representando quarenta cooperativas dos segmentos; rural, da saúde e do crédito. O evento é uma iniciativa da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio(SEDICS).

O seminário discutiu com diversas entidades estratégias para a aplicação da cultura de inovação junto aos processos de gestão, com o objetivo de provocar uma atualização e demonstrar soluções para promover inovação. A programação trouxe um panorama sobre o cenário da inovação através de um ciclo de palestras, painéis e oficinas temáticas sobre “direcionamento e organização de planos de trabalho para grupos de mulheres e de juventude.

A diretora do departamento de Inovação para a produção familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Vivian Libório, destacou o cenário de “inovação no cooperativismo rural no Brasil. “O cooperativismo e a inovação são temas urgentes que estão na agenda do nosso trabalho no Ministério. O seminário em Alagoas demonstra que as cooperativas estão abertas, e compreendendo que não dá mais para pensar o cooperativismo sem a inovação. Na palestra, pudemos falar um pouco sobre como as cooperativas podem ser criativas e utilizar a inovação tecnológica e social em sua gestão e governação, com processos e soluções simples mas resolutivas para a competitividade do mercado”, enfatizou.

o evento ainda destacou ideias inovadoras já presentes no setor, a exemplo do Macatone, um panetone à base de macaxeira criado pela Cooperativa dos Agricultores de Arapiraca (COOPERAL), e que é sucesso em vendas durante o período natalino. Segundo o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, também são exemplo de inovação e empreendedorismo no cooperativismo regional a criação de uma plataforma de organização da produção rural e comercial na Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba).

Outro projeto, ainda Cardozo, é o projeto de crédito de carbono que deverá incluir a agricultura familiar no mercado de CBios.

“Lançamos hoje esse sistema de gestão e educação que direciona para a formação de gestores e comercializadores, uma ferramenta que pensa os custos e dinamiza a atividades. A Unicafes Alagoas, com apoio do poder executivo, tem trabalho pensando na evolução do setor como parte da solução para a sociedade. Dessa forma estamos nos disponibilizando através dos nossos projetos para a execução de politicas que encontrem esse caminho da desenvolvimento social e econômico. Com essa visão podemos tornar um grande laboratório de referência para o Brasil”, descreveu o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo.

Novidade

Parceiro do Seminário Inova Coop, o Sebrae Alagoas participou do evento trazendo os programas de fomento disponíveis para o setor. O evento lançou em primeira mão o programa AL Rural. Segundo a gerente de Competitividade, Jaqueline Martins, o programa vai funcionar como agente de inovação rural, com atendimento individualizado.

“O agente vai na propriedade uma vez por mês, são dez encontros no total. São levantadas todas oportunidades e melhorias a partir de uma metogologia que busca ajudar esse agricultor no banco de soluções do Sebrae e seus parceiros”, explicou Jaqueliny Martins.