Cooperativismo

Unicafes-AL aprova exercício 2022 em Assembleia Geral

O relatório da gestão presidida por Antonino Cardozo foi apresentado durante a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGO/AGE), realizada na sexta-feira, 30 de março em Arapiraca

Por Bccom Comunicação 04/04/2023 16h04
Unicafes-AL aprova exercício 2022 em Assembleia Geral
Cooperativas vinculadas à Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL). - Foto: Assessoria

Cooperativas vinculadas à Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) aprovaram, sem ressalvas, a prestação de contas do Exercício 2022. O relatório da gestão presidida por Antonino Cardozo foi apresentado durante a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária (AGO/AGE), realizada na sexta-feira, 30 de março em Arapiraca. 

Em pauta, na AGE foram deliberadas alterações estaturáriad e ,na AGO, prestação de contas anual. Assembleia também elegeu novos dirigentes e secretários em virtude da vacância aberta neste ano. A Federação conduziu Maria José Alves à vice-presidência e Edivaldo Júnior à Secretaria. 

Também durante a AGO/AGE, a direção da Federação Unicafe/AL destacou os desafios da gestão no ciclo atual. Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL, explicou que a Unicafes tem concentrado os seus esforços no aperfeiçoamento dos seus serviços de formação e capacitação, além da abertura de espaços comerciais para as mais de 40 cooperativas vinculadas. 

“Passamos por um período extremamente desafiador, mas que é possível creditar a solidez da nossa atuação na preservação doo negócio do cooperativo na agricultura familiar e comprovar a sua força para o desenvolvimento econômico do Estado. No mais, tivemos uma excelente AGO, com um dia focado no trabalho estratégico em acelerar o processo comercial e pautado pela união dos cooperados", explicou Cardozo. 

Para Kellon Oliveira, presidente da Cooperativa Ouro Nordeste, do município de Ouro Branco, o setor ganhou mais integração com a articulação da Unicafes-AL. “Sentimos mais conexão de propósitos após a consolidação da Unicafes em Alagoas. A instituição tem feito um papel de articulação e representação, conseguindo destravar caminhos e facilitar a jornada do agricultor que precisa da cooperativa para continuar no mercado”, destacou.