Cooperativismo

Lideranças discutem futuro de um dos principais setores da economia de AL

Inova Coop buscou soluções para o dinâmico setor do cooperativismo de Alagoas

Por Redação* 11/04/2023 16h04 - Atualizado em 11/04/2023 17h05
Lideranças discutem futuro de um dos principais setores da economia de AL
Inova Coop reuniu lideranças e autoridades para discutir futuro do setor em Alagoas - Foto: Isley Tenório

Um evento que propôs - e conseguiu - discutir inovação, soluções e perspectivas de futuro para um dos principais setores da economia alagoana: o cooperativismo. Este foi o Inova Coop, realizado no último dia 30 de março, em Arapiraca, o encontro, em formato de seminário, reuniu amis de 200 pessoas representando mais de 40 cooperativas de Alagoas.

Para o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), Antonino Cardozo, a grande inovação foi de como o poder público tem se enxergado na relação recíproca entre sociedade civil organizada e o próprio poder pública. 

"Essa liga tem dado oportunidade a Alagoas de pensar política pública direcionada e isso permite que ela tenha mais efetividade", resumiu Cardozo. Segundo ele, outro ponto positivo trazido durante o Inova Coop foi mostrar como a agricultura familiar e o cooperativismo alagoano tem se organizado para se posicionar como parte da solução em diversos dilemas da sociedade alagoana. 

"Queremos trazer, por exemplo, sistemas de gestão para as nossas cooperativas. Poucas são as que utilizam sistemas de gestão, que mensure custo, produtividade, enfim, que a gente possa dinamizar o processo de gestão interna e, para além disso, inovações do ponto de vista funcional. Defendemos que a agricultura familiar pode ser fundamental no sequestro de carbono, de cogeração, de biomassa, então a nossa inovação vem por aí". 

Foram discutidas no seminário com diversas entidades estratégias de disseminação da cultura da inovação. Para a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Caroline Balbino, o cooperativismo tem grande importância no desenvolvimento de Alagoas

"Foi por essa razão que no governo Paulo Dantas foi criada uma secretária exclusiva para o cooperativismo, associativismo e economia solidária dentro da Sedics", afirma. 

Ela destacou a secretaria está realizando a construção do Programa Alagoas + Cooperativa e que o programa contará com eixos de inovação. "Esse momento enriquece, é um momento de construção, de ouvir os atores, pessoas que vieram até de Brasília, para falar sobre inovação e ouvir os cooperados para a construção de políticas públicas voltadas para a inovação". 

A diretora do departamento de inovação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDR) Vivian Libório, disse que o ministério se coloca a disposição para construir processos inovadores, "mas também que contribuam com a mudança significativa na realidade de vida dos nossos agricultoras e agricultores familiares no Nordeste e no Brasil como um todo". 

"Nessa perspectiva a ideia é avançar considerando os diferentes perfis na unidade de produção familiar, trazendo para o centro do debate principalmente os jovens e as mulheres", completou a diretora do MDR. . 

A secretária de agricultura do Estado de Alagoas, Carla Dantas, também esteve presente no Inova Coop. Para ela, a tecnologia e a inovação são fundamentais para a agricultura. "É o caminho. Lá [na Seagri] temos a secretaria executiva de agricultura familiar, justamente para estarmos mais perto da agricultura familiar, do cooperativismo". Confira matéria completa do Alagoas Rural

*Com Alagoas Rural