Cooperativismo
Cooperativas alagoanas marcam presença na maior feira de alimentos da América do Sul
A Anufood conta com mais de 300 expositores nacionais e internacionais e teve início nesta terça (11)
Cooperativas da agricultura familiar de Alagoas conquistaram, através da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), um espaço inédito para o setor na 4ª Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas – Anufood Brasil, que teve início nesta terça-feira (11) em São Paulo.
O evento, que é organizado pela Koelnmesse Brasil, tem a missão de gerar novos negócios e apresentar as novidades e tendência em produtos nacionais e internacionais para varejo, alimentação fora do lar, hotelaria, distribuidores e atacadista. Segundo o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, quase quatro toneladas foram enviados pela cooperativas alagoanas, contende itens diversos da agricultura familiar como arroz, açúcar, leite de coco, bebida láctea, manteiga, feijão, leite em pé, sucos concentrados e etc.
“A participação da agricultura familiar, formando sua prateleira e mostrando a vocação do nosso país neste segmento, representa uma quebra de paradigmas e demarca um novo momento para a proposição em auxiliar no abastecimento nacional. Da mesma forma, fica o convite ao mercado para enxergar o nosso setor como parte da solução”, afirmou o presidente da Unicafes-AL, que está acompanhando in loco o andamento da feira e recebendo representantes de instituições públicas e privadas no espaço da Unicafes-AL na Feira Anufood.
As cooperativas apostaram no catálogo familiar para marcar, de vez, a entrada no ramo, a partir da participação inédita na Feira, que tem sua edição regionalizada na Europa e na Ásia. A Anufood com mais de 300 expositores nacionais e internacionais e também oferece programação técnica com palestras e painéis sobre o desenvolvimento sobre o mercado e a indústria de alimentos e bebidas.
Para marcar presença no evento, as cooperativas conseguiram o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e integraram o espaço da agricultura familiar ao Sistema Unicafes Nacional, somando para ampliar ampliar a prateleira com produtos de cooperativas de todo o País.