Cooperativismo

Na Rota da Merenda Legal vai iniciar temporada pela região Metropolitana

Por Bccom Comunicação 08/05/2023 17h05
Na Rota da Merenda Legal vai iniciar temporada pela região Metropolitana
Rota da Merenda - Foto: Assessoria

O Programa Na Rota da Merenda Legal vai voltar a percorrer as cinco regiões do Estado de Alagoas, buscando aumentar a participação dos alimentos da agricultura familiar no cardápio escolar da rede pública de ensino. O evento itinerante promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) retoma suas atividades pela região metropolitana, no município do Pilar, no próximo dia 16 de maio, às 8h, no Cine Pilarense.

Nesta edição, o “Rota” vai reunir diretores escolares, nutricionistas e gestores municipais de treze municípios com intuito de aproximar a agricultura familiar e os profissionais da Educação que lidam diretamente com a composição da merenda escolar. Iniciado em 2021, o Rota Da Merenda Legal aborda em sua programação palestras temáticas sobre a “importância dos alimentos da agricultura familiar na alimentação escolar” e "atualização da legislação do Pnae", além de exposição dos produtos da agricultura familiar, produzidos e comercializados pelas cooperativas vinculadas.

De acordo o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o programa, inédito no Brasil,vem ajudando a reposicionar a produção da agricultura familiar no mercado institucional.

“A Unicafes Alagoas possui 34 cooperativas e cerca de 10 mil agricultores registrados com possibilidades de atender ainda melhor o Pnae. Diante disso, o Rota se consolida como essa ponte necessária para trabalharmos de forma colaborativa junto aos atores estratégicos para a efetivação do PNAE nas escolas”, destacou Antonino Cardozo.

Promovido pela Unicafes Alagoas, o programa “Na Rota da Merenda Legal” conta com apoio do Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Indústria,Comércio e Serviços (Sedics) e Secretaria de Agricultura (Seagri), além da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Alagoas (Fetag-AL).