Cooperativismo

Cooperativas se mobilizam na 10ª Semana Nacional de Educação Financeira

Envolvendo escolas, cooperativas e instituições de todo o país, a semana de ações e atividades é realizada anualmente

Por Por Leonardo César – Redação MundoCoop, com informações de Sicredi/Sicoob/Unicred/Ailos e Cresol 22/05/2023 14h02
Cooperativas se mobilizam na 10ª Semana Nacional de Educação Financeira
Envolvendo escolas, cooperativas e instituições de todo o país, a semana de ações e atividades é realizada anualmente - Foto: Divulgação

A educação é parte essencial do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. E nas finanças, tal fato não é diferente. Em busca de promover e debater a importância da educação financeira, aconteceu entre os dias 15 e 21 de maio a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Envolvendo escolas, cooperativas e instituições de todo o país, a semana de ações e atividades é realizada anualmente e tem como objetivo promover atividades sobre finanças, orçamento e investimentos, para crianças, jovens e adultos. Grandes parceiras desse ecossistema de transformação social, as cooperativas de crédito mais uma vez marcaram presença com diversas atividades, realizadas em todo o país.

Com mais de 1 milhão de cooperados, o Sistema Ailos foi um dos grandes parceiros dessa edição. A partir do mote “Você no Controle das suas Finanças”, o sistema realizou encontros mediados por Diogo Angioleti e Leticia Pasold, das cooperativas Transpocred e Viacredi, onde foram apresentados vídeos de colaboradores da Ailos, dando dicas sobre educação financeira. O conteúdo, disponibilizado gratuitamente, pode ser conferido no site. Além disso, o sistema Ailos ainda realizou palestras sobre a relação com dinheiro, orçamento pessoal, consumo consciente, crédito e endividamento e ainda, como falar sobre o tema com as crianças.

Por sua vez, a Cooperemb – Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Embraer, reuniu especialistas e entusiastas da área para compartilhar dicas valiosas sobre como desenvolver uma relação saudável com o dinheiro e enfrentar desafios econômicos. No encontro, transmitido ao vivo no dia 17, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, ouvir histórias inspiradoras e receber orientações práticas sobre como fortalecer a resiliência financeira.

Unindo centrais e singulares com atuação em todo o país, a Sicredi utilizou a Semana ENEF para diversas ações que ressaltaram a importância de uma relação saudável com o dinheiro. No sul catarinense, a Sicredi Sul SC disponibilizou cursos online e gratuitos sobre o tema na plataforma Sicredi na Comunidade, onde os inscritos puderam acompanhar trilhas de aprendizado em cooperativismo e empreendedorismo, além de cursos de educação financeira.

Já a Sicredi Dexis levou os palhaços Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho para mais uma temporada do Caranava Kids, projeto de teatro que terá 50 apresentações neste ano. Na peça, que finalmente chega à região Norte, os palhaços sonham montar um circo, mas como não têm o dinheiro suficiente, eles precisam se dividir para interpretar vários papéis enquanto poupam dinheiro e ensinam as crianças a fazer o mesmo. Somente em 2022, o Caravana Kids somou 77 apresentações, impactando mais de 18 mil crianças.

A peça faz parte do programa Cooperação na Ponta do Lápis, que leva conhecimento e estimula a disciplina e o autocontrole para que as pessoas possam ter uma vida financeira saudável. Com grande sucesso durante a Semana ENEF, as ações do programa são permanentes, sendo realizadas de forma contínua em conjunto com todas as cooperativas, Centrais e a Fundação Sicredi. Entre elas, a Sicredi Liberdade, localizada no Rio Grande do Sul, que utilizou a semana especial para intensificar os trabalhos com suas turmas para crianças, adolescentes, pessoas físicas e empreendedores.

Em Gramado, a Fundação Sicredi fechou parceria com a Vila da Mônica, para que crianças e adolescentes aprendam sobre a educação financeira com personagens da Turma da Mônica. “Toda a equipe da Fundação buscou, com muito carinho e preocupação, desenvolver estratégias e formas de levar ao público e pessoas colaboradoras do parque a conscientização financeira de forma lúdica. A partir das interações propostas, a experiência dos nossos visitantes será ainda mais qualificada. Com certeza essas vivências serão lembradas pelas diferentes gerações que compartilham o amor pela Turminha”, declarou a CEO da Vila da Mônica, Manoela da Costa Moschem. Entre as atividades, esteve a dinâmica na Casa dos Bombeiros, onde as crianças receberam dicas sobre de onde vem o dinheiro e receberam uma recompensa na brincadeira onde precisavam salvar os pets. Na Casa da Magali, além de viverem uma experiência deliciosa, as crianças ganharam dicas para organizar um aniversário sustentável, aprendendo a economizar. “Lá no Corpo de Bombeiros foi demais. Eu corri, apaguei o fogo, salvei a vida dos animais, porque eles estavam precisando. No Hospital Veterinário, eu cuidei dos animais que estavam doentes, vi se eles estavam precisando de vacina, olhei a ficha do paciente. É incrível a Vila da Mônica, quero visitar mais vezes”, afirmou a visitante Helena Lopes de Oliveira, de 7 anos.

Conectando-se diretamente com as principais tendências da atualidade, a Sicredi ainda se aventurou pelo metaverso, lançando um jogo voltado ao tema da Semana ENEF, em aplicação desenvolvida pelo Lab de Inovação do Sicredi. O jogo, chamado “Universo S902”, proporciona uma experiência durante a qual crianças e adolescentes podem interagir com os habitantes do universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, participar de quiz, fazer compras valorizando o comércio local, aprender a usar um caixa eletrônico, investir e guardar o dinheiro de brincadeira, estimulando comportamentos e hábitos saudáveis de consumo.

Com uma tradição de realizar centenas de ações de educação financeira, a Cresol preparou para este ano uma maratona de atividades. Ao todo, foram mais de 700 ações gratuitas sobre o tema, em todas as regiões de atuação da cooperativa. Além de palestras, rodas de conversa, workshops, lançamento de materiais impressos e outros, as cooperativas do sistema disponibilizaram guias de orientações para que cada agência estivesse preparada para receber o cooperado e entregar a melhor experiência para a sua realidade. A Cresol ainda tem como estratégia permanente a realização de projetos educacionais em parceria com secretarias de Educação e escolas, para envolver crianças, jovens e seus familiares. Os projetos trabalham temas como cooperação, educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo e liderança.

Maior sistema de atendimento físico do país, as cooperativas do Sicoob participaram das ações da Semana ENEF com atividades de acesso gratuito, incluindo palestras, cursos, oficinas, entre outros serviços sobre educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. Segundo o Sicoob, as atividades possuem como finalidade o fortalecimento da cidadania financeira, eficiência e a democratização do sistema financeiro nacional, além da conscientização do hábito de se planejar financeiramente. Entre as principais palestras, esteve a de Juliano Fernandes, consultor em educação financeira. Com transmissão ao vivo direto do auditório da sede do Sebrae em Florianópolis, a palestra sobre ‘Resiliência Financeira’ contou com diversas dicas para os presentes, além de atividades para crianças através do Programa Financinhas, com monitores voluntários do Instituto. “Compartilhamos dicas e orientações para encontrar soluções eficazes para os desafios financeiros comuns”, disse Juliano.

Por sua vez, com a participação da influenciadora e especialista em finanças pessoais, Ana Leoni, a Unicred realizou uma série de conversas em videocast, com a head de Investimentos da Unicred, Patricia Palomo. Nos cinco episódios apresentados, foram discutidos temas como finanças pessoais e a relação do comportamento financeiro com outros aspectos pessoais, que vão além da racionalidade e da organização em planilhas. “Educação financeira vai muito além do ‘botar as contas na ponta do lápis’ e nossa proposta é demonstrar isso de forma simples e fácil. Devemos considerar fatores como contexto social, comportamental e até mesmo de saúde. As discussões que dividimos com a Ana Leoni, que é uma das maiores especialistas do Brasil em finanças pessoais, estão disponíveis de forma gratuita em nosso canal, onde também estão outros conteúdos dos nossos executivos”, explicou a Head. Os materiais apresentados pela Unicred podem ser acessados gratuitamente no site.

Semana ENEF

A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira, formado por Ministério da Educação, Banco Central, CVM e diversos outros órgãos públicos. Ela é realizada anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira em todo o país.