Cooperativismo

Coopaiba está retomando produção de jenipapo em Piaçabuçu

A cooperativa deu início ao projeto de resgate da produção do jenipapo na região do Baixo São Francisco

Por Bccom Comunicação 25/05/2023 15h03
Coopaiba está retomando produção de jenipapo em Piaçabuçu
Produção de jenipapo em Piaçabuçu - Foto: Assessoria

A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba), de Piaçabuçu, segue fortalecendo inciativas que busquem diversificar a produção dos pequenos agricultores. A cooperativa deu início ao projeto de resgate da produção do jenipapo na região do Baixo São Francisco.

Para retomar a produção local, a cooperativa iniciou a produção de mudas, que serão distribuídas aos cooperados. De acordo com o técnico agropecuária Edilson Santos, cerca de 800 mudas já estão prontas para distribuição e serão usadas para reflorestamento.

“A Coopaiba vai intensificar esse resgate do jenipapo destinando uma área específica para o reflorestamento, em sistema de cerca viva. Os agricultores interessados terão suporte na assistência e acompanhamento da cultivo”, explicou Edilson.

O presidente da Coopaiba, Antonino Cardozo, afirmou que a retomada do plantio do jenipapo na região integra o plano de resgate de cultivo de frutas nativas.

“É uma opção à mais para o nosso agricultor obter renda. A produtividade na região é muito grande e o custo de sua tonelada custa em média R$ 5 mil reais, podendo ser implementando no sistema de cerca viva”, destacou.

Além de atender ao mercado local, a cooperativa planeja destinar a produção do jenipapo para a indústria de balas e doces. “A nossa intenção é conseguir que o agricultor volte a apostar nas frutas nativa, como o cajá, manga-espada, caju, mangaba. Frutas que na região tem histórico de produção. Já na indústria, teremos a bala do jenipapo”, reforçou.