Cooperativismo
CPLA fornece maquinário para cooperados prepararem a terra para o plantio
Sem nenhum custo, os produtores, que fazem parte da cooperativa, receberam equipamentos e ferramentas para a preparação do solo e plantio de milho
A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) iniciou as atividades e cultivos para a estação de chuvas no estado. Sem nenhum custo, os produtores, que fazem parte da cooperativa, receberam equipamentos e ferramentas para a preparação do solo e plantio de milho.
Há produtores que já iniciaram o cultivo há um mês, enquanto outros realizam a preparação do solo. Para este trabalho de campo promovido pela CPLA, os beneficiados têm disponibilizados dois tratores, um arado, dois carroções e dois pulverizadores, que serão usados em sistema de rodízio. As sementes utilizadas são do Programa Planta Alagoas. O período de plantio vai até junho e a colheita é esperada para agosto.
Em campo, segundo a CPLA, estão presentes três técnicos zootecnistas e um veterinário, que também se revezam entre o acompanhamento junto aos associados.
O zootecnista Robson Rodrigues, técnico de campo da cooperativa que atua nos municípios de Jacaré dos Homens, Major Izidoro e Olha d'Água, enfatizou a importância das novas ferramentas como parte da política de fortalecimento da agricultura familiar e de adesão ao cooperativismo entre os associados.
“O que a CPLA está buscando é fortalecer os cooperados dentro das associações para que eles se unam cada vez mais ao cooperativismo. A CPLA fornece os tratores e paga o tratorista. O produtor só entra com óleo que vai consumir para arar sua terra”, declarou Rodrigues.