Cooperativismo

Rota da Merenda debate compra de produtos da agricultura familiar para escolas

União dos Palmares recebe o evento, no auditório da 7ª Gerência Especial de Educação, a partir da 8h

Por Bccom Comunicação 30/05/2023 17h05
Rota da Merenda debate compra de produtos da agricultura familiar para escolas
Rota da Merenda - Foto: Assessoria

O Programa Na Rota da Merenda Legal fará nova edição na próxima quinta-feira, 1º de junho, desta vez desembarcando na Zona da Mata de Alagoas, com encontro entre gestores municipais e diretores escolares da região para discutir a inclusão dos alimentos da agricultura familiar nas compras da merenda escolar. O município de União dos Palmares recebe o evento, no auditório da 7ª Gerência Especial de Educação, a partir da 8h.

O Programa foi iniciado em 2021 - em parceria com o Sebrae Alagoas, Governo do Estado e Associação dos Municípios Alagoanos - e em sua primeira edição percorreu as cinco regiões do Estado buscando firmar uma rede colaborativa visando o cumprimento da lei que regimenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A legislação prevê a compra mínima de 30% da agricultura entre os itens escolhidos para a alimentação da rede pública de ensino.

Com os encontro itinerantes, mobilizando as gerências de Educação e os parceiros municipais, a Unicafes-AL, segundo o seu presidente, Antonino Cardozo, registrou um aumento na efetivação do PNAE nas escolas.

É durante os encontros do Rota da Merenda Legal que as cooperativas montam suas prateleiras, na Quitanda Coop, para apresentar aos gestores da Educação a produção da agricultura disponível para o PNAE.

“O Rota celebrou um grande avanço, além de uma sensibilização sobre o papel desse fornecimento para fortalecer, economicamente, o agricultor e melhorar a qualidade dos alimentos ofertados nas escolas”, disse Antonino.

Ainda segundo o presidente da Unicafes-AL, o programa que é inédito no Brasil, também conseguiu reposicionar a produção da agricultura familiar no mercado de compras institucionais. Diante disso, a programação do Rota da Merenda também vai incluir a discussão sobre a inclusão de produtos minimamente processados do cardápio escolar , que são os panificados, bolos e bolachas.

“A chamada pública da Educação do Estado se tornou um grande exemplo de conquista para o nosso setor, por ser uma das grandes bandeiras defendidas pelo Rota da Merenda. Nela temos 17 itens da agricultura familiar contemplados. E é isso que queremos com essa nova fase, a expansão do número de produtos e a maior adesão”, alegou Cardozo.

A programação do Rota da Merenda vai contar com palestras sobre a Legislação do PNAE, apresentação de Cases de Sucesso e falas institucionais. O programa “Na Rota da Merenda Legal” conta com apoio do Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e Secretaria de Agricultura (Seagri), além da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Alagoas (Fetag-AL).