Cooperativismo
Rota da Merenda defende prioridade dos itens da agricultura na alimentação escolar
O evento também ampliou, na região, a importância da efetivação do Programa Nacional de Alimentação (PNAE) por parte das prefeituras
O programa itinerante Na Rota da Merenda Legal, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) em parceria com o Sebrae Alagoas e o Governo do Estado, desembarcou na Zona da Mata, em União dos Palmares, nesta quinta-feira,1º de junho. Agricultores e sua cooperativas apresentaram os seus produtos disponíveis para o mercado das compras públicas e ainda promoveram uma discussão em defesa do aumento da participação do setor no fornecimento dos gêneros alimentícios no cardápio escolar.
Compareceram ao auditório da 7ª Gerência Especial da Educação 216 inscritos, entre profissionais da educação ligados à rotina escolar, como equipes gestoras, nutriconistas, merendeiras e representantes da administração de quinze municípios. São eles: Murici, Capela, Cajueiroa, Pindoba, Mar Vermeho, Paulo Jacinto, Viçosa, Chã Preta, Branquinha, Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara, Flexeiras, Colônia de Leopoldina e Joaquim Gomes.
O evento ampliou, na região, a importância da efetivação do Programa Nacional de Alimentação (PNAE) por parte das prefeituras, além do desafio de priorizar a agricultura familiar nos editais de fornecimento dos alimentos. “O PNAE assume um papel essencial na segurança alimentar, garantindo o número mínimo de refeições diárias para as crianças. A mesma lei determina que 30% do valor repassado pelo programa deve ser destinado à compra de produtos da agricultura familiar. Com o Rota da Merenda, o nosso intuito é mostrar que a adesão das prefeituras podem crescer se trabalharmos de forma colaborativa onde todos os atores assumam o compromisso em contribuir para a consolidação de uma alimentação mais saudável e de mais renda e planejamento no campo”, destacou o presidente da Unicafe-AL, Antonino Cardozo.
O evento também apresentou cases de sucesso das cooperativas e ainda destacou autorização da Legislação do PNAE para o fornecimento dos produtos minimamente processados para o cardápio escolar. A edição da Zona da Mata, em União dos Palmares, também chamou atenção para a criação de uma chamada em bloco para os municípios.
O prefeito Kill Freitas participou do Rota da Merenda Legal e conheceu melhor o trabalho das cooperativas. “O município de União dos Palmares está de portas abertas, e vai seguir trabalhando pela ampliação dessas compras às famílias agricultoras. Um tema muito importante que consideramos fundamental para o fortalecimento econômico, social e no combate à fome”, disse o prefeito de União.