Cooperativismo
Unicafes-AL incentiva produção de minimamente processados por mulheres rurais
Em Alagoas, cerca de 25 grupos estão sendo acompanhados pela secretaria de Mulheres da Federação alagoana com objetivo de estabelecer uma rede de produção única da categoria de alimentos minimamente processados a fim de fortalecer a participação no mercad
Bolos, pães e doces artesanais. A produção desses produtos estão cada vez mais mobilizando mulheres do meio rural, em busca de renda extra para as famílias do campo. Em Alagoas, cerca de 25 grupos estão sendo acompanhados pela secretaria de Mulheres da Federação alagoana com objetivo de estabelecer uma rede de produção única da categoria de alimentos minimamente processados a fim de fortalecer a participação no mercado de chamadas públicas.
De acordo com a secretária de Mulheres da Unicafes-AL, Verônica Gomes, a Federação Unicafes segue comprometida em fortalecer a produção de alimentos, ofertando capacitação e estrutura para aumentar a capacidade de produção, além de um estudo de novas técnicas e receitas.
“O departamento de Mulheres está realizando visitas técnicas para levantar os dados de produção e viabilizar ferramentas para avançar em qualificação. O propósito da Unicafes é consolidar esse meio de sustento às famílias, gerando ocupação e renda para as mulheres, além de garantir espaço no mercado da merenda escolar com a produção dos alimentos minimamente processados: biscoitos, bolos, pães e doces artesanais”, destacou Gomes.
Durante a última visita, a secretária observou a produção bolos sem glúten, pão de macaxeira com ervas; pão de batata doce e ovos.