Cooperativismo

Cooperativa alagoana vai inaugurar fábricas e diversificar produção na Zona da Mata

Com a crise, eles apostam agora na produção de banana e também irão investir no gado leiteiro

Por Ylailla Moraes* 20/06/2023 10h10 - Atualizado em 20/06/2023 11h11
Cooperativa alagoana vai inaugurar fábricas e diversificar produção na Zona da Mata
Cooperativa alagoana vai inaugurar fábricas - Foto: Secom Governo de Alagoas/Arquivo

O presidente da Cooperativa dos Produtores de Laranja Lima de Alagoas (Cooplal), de Santana do Mundaú, na região da zona da mata alagoana, Antônio Carlos, afirmou que irá construir duas fábricas: uma de poupa de frutas e outra de ração.

As ações são estratégias para superar a crise enfrentada pela laranja na região, uma vez que os produtores estão migrando para outras culturas e a produção está em queda.

De acordo com Antônio Carlos, a Cooplal vai investir na produção de banana, goiaba e abacaxi, e também irá trabalhar com gado leiteiro.

“A laranja já não é mais solução para muitos produtores, que estão migrando. Como Cooperativa, estamos preocupados, nos reunimos com os produtores e estamos diversificando, acompanhando a demanda dos agricultores que estão migrando. Então lá, nós vamos para a fábrica de polpa de frutas, aproveitando que muitos já estão incentivando a plantação de goiaba na região, de maracujá, do abacaxi, de manga.” disse Antônio.

“Hoje nós contamos, em média, 40% da produção de antes”, lamenta ele. Segundo o presidente, os principais fatores foram a falta de assistência técnica para a agricultura familiar e a mosca negra, um dos principais entraves na produção de citrus, além da estiagem que prejudicou a produção.

Outro empreendimento será a construção de uma fábrica de ração. “A fábrica de ração tem um objetivo diferente, que é a cadeia produtiva da agricultura familiar, aproveitando essa pequena fábrica para os cooperados, no qual iremos incentivar a produção do milho e da macaxeira. Hoje o milho é muito usado na ração animal e a macaxeira também está sendo muito utilizada", completou.

*Estagiária sob supervisão