Cooperativismo
Rota da Merenda Legal aborda integração de alimentos minimamente processados
O encontro vai abranger os municípios de Batalha, Jaramataia, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Palestina, Monteiropólis, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Major Isidoro, Pão de Açúcar, Olho D’Água, Olivença e Senador Rui Palmeira
Os alimentos minimamente processados, tais quais as categorias de pães, bolos , doces e bolachas artesanais passaram a integrar o cardápio formulado pelas escolas da rede pública. Presente também no mix das cooperativas da agricultura familiar, o fornecimento desses itens alimentícios para as escolas estará em pauta na próxima edição do programa Na Rota da Merenda Legal, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL).
O Rota fará encontro na região das Bacia Leiteira, no município de Batalha, na próxima terça-feia, 27, às 8h.
O encontro, que vai abranger os municípios de Batalha, Jaramataia, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Palestina, Monteiropólis, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Major Isidoro, Pão de Açúcar, Olho D’Água, Olivença e Senador Rui Palmeira. Com o Rota, a Unicafes-AL tem buscar criar um rede colaborativa junto aos diretores escolares, nutricionistas e gestores municipais com objetivo de efetivar a destinação mínima, prevista na Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê que 30% do orçamento da merenda seja utilizado para compras de gêneros da agricultura familiar.
A resolução, vinculada à Lei do PNAE (11.947 de 2009), recomenda para o cardápio escolar a a preferência pela utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na promoção da alimentação adequada e saudável.
Além de garantir a segurança nutricional, segundo o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, a aprovação dos alimentos minimamente processados também gera mais oportunidades para mulheres agricultoras, organizadas em Associação, a ser as principais fornecedoras dos itens como bolo, pães, doces e biscoitos artesanais. “O Rota da Merenda está trabalhando, sobretudo, mais esse tema, que muitos gestores também desconhecem. Iremos apresentar um case de sucesso nesse sentido, de uma produtora de leite que faz parte de um grupo de mulheres também fornecedoras destes alimentos. Isso vem transformado vidas no campo”, disse o presidente da Unicafes-AL .
Serviço
Rota da Merenda Legal – Bacia Leiteira
Data: 27/6/2023
Local: Salão Paroquial de Batalha – Centro da cidade
Horário: 8h