Cooperativismo
Rota da Merenda Legal recebe governador em exercício Ronaldo Lessa
O município de Batalha foi sede do encontro, que pela primeira vez recebeu um chefe do executivo
Buscando conectar a produção da agricultura familiar ao cardápio da alimentação escolar da rede pública de Alagoas através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o programa Na Rota da Merenda Legal levou para a Região da Bacia Leiteira a discussão do tema nesta terça-feira,27. O município de Batalha foi sede do encontro, que pela primeira vez recebeu um chefe do executivo, recebendo o governador em exercício Ronaldo Lessa.
O evento, que é promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL), reuniu representantes dos municípios de Batalha, Jaramataia, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Palestina, Monteiropólis, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Major Isidoro, Pão de Açúcar, Olho D’Água, Olivença e Senador Rui Palmeira. A edição, que já é considerada histórica, conseguiu atrair representantes do Executivo, Legislativo e da Comunidade Escolar, a exemplo de dirigentes e nutricionistas.
Com suas edições itinerantes, segundo o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o programa vem ajudando a reposicionar a produção da agricultura familiar e a colaborar com a segurança alimentar dentre a comunidade escolar.
“A participação do governo do Estado, através do governador em exercício Ronaldo Lessa, passa a ser um marco nessa jornada para conectar a produção da agricultura familiar como fonte de alimentação para a merenda escolar. Esse feito histórico tem sentido especial por ser na cidade natal do governador Paulo Dantas, a quem devemos prestar nosso reconhecimento e pela concretização do PNAE no Estado”, destacou Antonino Cardozo.
Ronaldo Lessa, governador em exercício, reafirmou o compromisso de trabalho da gestão de Paulo Dantas em estruturar a agricultura familiar.
“Estamos otimistas para que essa rede colaborativa para a consolidação da agricultura familiar na merenda escolar, principalmente entre as prefeituras, gere bons frutos para as duas pontas. Tanto no vetor de mais saúde para as crianças quanto para o ajudar o agricultor a alcançar a estabilidade, melhorando a renda. Desta forma, também sabemos que esse é um processo que não é tão simples, mas que vejo no Rota da Merenda Legal uma oportunidade de conhecer melhor o mix de produtos disponíveis e se inteirar mais sobre como deve-se ser executado o PNAE”, destacou.
Ainda durante o evento, Ronaldo Lessa, que é vice-governador do Estado, conheceu a produção das cooperativas da Unicafes-AL, durante a Quitanda Coop. As cooperativas reconheceram a importância da gestão enquanto governador, quando criou o Programa do Leite em Alagoas. “Essa luta começou lá atrás, sendo extensão de outro programa revolucionário, que foi o Programa do Leite. Sabemos o quanto o produtor precisa se livrar do atravessador para prosperar. Por isso, a gestão Paulo Dantas continuará trabalhando para priorizar a agricultura familiar neste quesito”, disse Lessa.
Além de abordar a temática do PNAE e sua Legislação para a execução da política pública da destinação mínima dos 30% dos orçamento para a agricultura familiar, o evento trouxe palestras temáticas sobre os programa de compras públicas da agricultura familiar “Do campo para a sala de aula”, ministrado pela superintendente de Alimentação Escolar, Raquel Vasconcelos. Sobre a execução do PNAE, o Sebrae Alagoas apresentou a palestra sobre o modo de execução da política pública e suas atualizações. A programação também contou com uma exposição das compras públicas por meio dos Consórcios Municipais, ministrada pelo coordenador do Conagreste, Antonio Jatubá.
Para a diretora da Escola Adalberto Marroquim, Genilda Alves, do município de Batalha, a participação no Rota da Merenda serviu para sanar dúvidas sobre os produtos disponíveis. “Essa é uma oportunidade única de sanarmos as dúvidas e ainda beneficiar a nossa própria agricultura, onde muitos desses produtores são ligados aos nossos alunos nas escolas”, enfatizou.
O município de Batalha é um dos exemplos dentre os que cumprem a adesão ao PNAE, destinando cerca de 40% do orçamento. “É uma honra sediar um evento tão importante para fortalecimento social e econômico da nossa gente. Batalha está engajada nesta luta e pretende incluir maior volume de produtos produzidos pelas cooperativas da agricultura familiar”, afirmou o prefeito Wagney Dantas.