Cooperativismo
Encontro do Cooperativismo Alagoano traz discussão sobre o setor em AL
O evento, que foi instituído pela Lei Estadual nº7.155/2010, vai reunir cooperativas pertencente à sete ramos de atuação, com encontro Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá, a partir das 8h
O Encontro do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL), que será realizado pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) e pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), na próxima segunda-feira,3, vai celebrar a passagem do Dia Mundial do Cooperativismo, comemorado no sábado, 1º de julho.
O evento, que foi instituído pela Lei Estadual nº7.155/2010, vai reunir cooperativas pertencente à sete ramos de atuação, com encontro Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá, a partir das 8h.
A programação será voltada para a parte técnica, trazendo oportunidades de discussão sobre assuntos relativos ao setor. A programação conta com palestras e cases de sucesso do cooperativismo no Estado.
No período da tarde, o ENCOOPAL vai ofertar uma Oficina Temática que irá construir as propostas do cooperativismo e da economia solidária para o Plano Plurianual 2024-2027, o PPA do Governo do Estado.
O ENCOOPAL foi retomado em 2022 pela Unicafes-AL com objetivo de debater as pautas do setor frente ao planejamento do poder executivo. Considerado o “setor dos setores” , o cooperativismo ficou conhecido por envolver seus sete ramos estratificados no Brasil (Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Trabalho e Produção de Bens e Serviços, Saúde e Transportes). Em Alagoas, o setor concentra cerca de 200 cooperativas, com mais de 40 mil cooperados, gerando mais de 20 mil empregos diretos e beneficiando diariamente cerca de 300 mil pessoas. Recentemente, por intermédio da Unicafes-AL, o setor conquistou a abertura de uma secretaria executiva na estrutura do Estado para tratar sobre as demandas do Cooperativismo.
Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL, avalia como fundamental manter os serviços em prol do cooperativismo, a exemplo do ENCOOPAL, em seu funcionamento pleno. Já o Conselho Estadual do Cooperativismo, o Conecoop, também foi retomado pelo Estado, buscando impulsionar o setor.
“O cooperativismo está presente do transporte de estudantes a consulta do médico. Logo o ENCOOPAL será um espaço que vai nos atualizar e demandar as nossa pautas. O momento oportuno para discutirmos e apresentarmos as demandas e sugestões de melhorias ligadas aos desafios das cooperativas e dos empreendimentos de economia solidária de Alagoas. Essas sugestões serão consideradas na elaboração do PPA”, descreveu Antonino Cardozo.