Cooperativismo
Primeira-dama de Maceió visita cooperativa de recicláveis do Benedito Bentes
Além de conhecer o trabalho, Marina participou da operação realizada pelos cooperados
Após participar do evento de assinatura da ampliação da coleta seletiva na capital, que aconteceu na última terça-feira (4), a primeira-dama de Maceió, Marina Candia, conheceu de perto o trabalho realizado pelas cooperativas. Nesta quarta-feira (5), Marina esteve na Cooprel Benedito Bentes e participou da operação realizada pelos cooperados.
Além de acompanhar, Marina vestiu o uniforme, pôs as luvas e foi para a esteira, participar da triagem dos resíduos recicláveis que chegavam na cooperativa, aprendendo sobre quais itens podem ser reciclados e quais não podem.
A primeira-dama também conheceu várias mulheres, que já foram catadoras de rua, tiveram histórias difíceis, mas que hoje tem uma vida digna por meio da coleta seletiva e o incentivo que a Prefeitura de Maceió fornece. Atualmente, a coleta seletiva de Maceió é composta, em sua maioria, por mulheres, inclusive em cargos de presidência.
Em suas redes sociais, Marina destacou a vivência que teve trabalhando como cooperada.
"Hoje foi um dia verdadeiramente extraordinário, repleto de bênçãos e momentos inesquecíveis ao lado das cooperadas da Cooprel Benedito Bentes. Foi uma experiência divina na qual tive a oportunidade de mergulhar de coração aberto, passando um dia ao lado delas e vivendo essa experiência única", disse.
A primeira-dama ainda completou: "Comemoramos juntas a assinatura do novo termo de cooperação com a Prefeitura de Maceió, enaltecendo a visão sensível do nosso prefeito JHC em relação à categoria".
A presidente da Cooprel Benedito Bentes e escritora, Patrícia Ramos, relata a emoção de dividir o serviço com a primeira-dama neste dia especial.
"Foi muito bom ter ela conosco, participando dos processos e conhecendo nosso dia a dia. Isso nunca tinha acontecido antes, de uma primeira-dama se interessar em conhecer nosso trabalho de perto, muitos menos de colocar a mão na massa como ela fez. Nos sentimos prestigiadas", contou.
"Obrigada por buscar entender e aprender na prática tudo sobre nosso trabalho, você é um exemplo de humildade e simplicidade! Estamos todos juntos por uma Maceió ainda mais sustentável", completou Patrícia.
Ampliação - Na última terça-feira (4), o prefeito JHC assinou a ampliação da coleta seletiva em Maceió. Agora, a Coopvila, Cooplum, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, cooperativas parceiras da Prefeitura, irão realizar o serviço porta a porta em 50 mil residências, 200% a mais que as 16 mil atendidas anteriormente. A medida vai beneficiar mais de 200 mil maceioeneses e gerar renda para 170 famílias de cooperados.