Cooperativismo
Bumba Meu Bio traz para Maceió debate técnico sobre o biodiesel
Evento acontece nos dias 27 e 28 desse mês
Idealizado com a proposta de discutir a participação da agricultura familiar das regiões Norte e Nordeste no fornecimento de matéria-prima para a nova política nacional de Biodiesel, o Seminário Bumba Meu Bio acontece na próxima quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, em Maceió.
O evento, promovido pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL) e reunirá as principais lideranças e entidades do setor do biodiesel na capital alagoana, será realizado no auditório do Sebrae-AL.
Entre as presenças confirmadas do seminário estão: Rose Pondé, diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e Comercialização da Agricultura Familiar (DEACAF) e Marlon Leal, chefe do Departamento Nacional de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, além de Júlio Cesar Minelli, superintendente da Associação dos produtores de Biocombustível do Brasil (APROBIO).
O seminário contará ainda com a presença de representantes do Ministério de Minas e Energia, gestores do governo federal e de instituições que representam as empresas produtoras de diesel e biodiesel, a exemplo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).
“O seminário nasceu com o propósito de mobilizar e ampliar a atividade que vem ajudando o produtor a estruturar sua produção e elevar a renda. Além disso, contribui para a manutenção e dinamização da matriz energética brasileira", explicou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.
Programação
Com uma série de atrações, a programação do Bumba Meu Bio vai discutir ainda o setor no âmbito nacional e, em especial, a atividade pensada por meio das cooperativas da agricultura familiar.
No primeiro dia de atividades, o Selo Biocombustível Social fará parte do debate, enquanto estratégia para otimizar a construção de políticas públicas pertinentes ao setor da agricultura familiar.
Diante da importância do setor para o desenvolvimento socioeconômico, o selo será apresentado como medida de promoção de uma agricultura mais inclusiva, com a presença de jovens, mulheres e diálogo entre cooperativas e sindicatos.
A implementação de ideias e a interatividade serão partes das atividades previstas para o segundo dia do seminário, onde grupos debaterão como a integração entre o selo biocombustível, o ESG e as políticas públicas se manifestam na prática.
Além disso, de acordo com a programação, está prevista a realização de uma oficina onde os participantes serão convidados a contribuir com ideias e sugestões para serem debatidas no Encontro Nacional do Biocombustível.
SERVIÇO
Seminário Bumba Meu Bio
Data: 27 e 28 de julho de 2023
Horário: 09h às 18h
Local: Auditório do Sebrae-AL
Promoção: Unicafes-AL