Cooperativismo
Banco É da Gente participa de debate na Bienal do Livro
Representante da instituição vai integrar a mesa-redonda de discussão sobre a “Moedas Sociais e Gestão Coletiva da Economia Local
O Banco É da Gente, instituição bancária comunitária social, do município de Piaçabuçu, vai integrar a mesa-redonda de discussão sobre a “Moedas Sociais e Gestão Coletiva da Economia Local: estratégias para adiar o fim do mundo”, nesta quinta-feira, 17, na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em Maceió/AL.
Na oportunidade o presidente da Unidade, Pedro Vinicius, vai dividir a experiência do banco e sua atuação em Piaçabuçu em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (Coopaiba). O Banco É Da Gente foi inaugurado oficialmente em março deste ano e já registrou a abertura de 1.200 contas bancárias, além de 80 estabelecimentos comerciais credenciados.
De acordo com Pedro Vinicius, o banco também vem desenvolvendo soluções financeiras para a concessão de crédito e transações de políticas públicas. “Hoje já operamos mais de R$ 40 mil em Bolsas Sociais através do Projeto Mulher. Já financiamos um veículo na ordem de R$ 50 mil para a Associação Alecons Ambiental e também já temos a efetivamos a concessão de microcrédito para 140 cooperados da Coopaiba”, explica.
Sobre a participação na Bienal, o presidente do É da Gente (EDG) alega que será oportunidade de compartilhar experiências. “Será um momento importante para o nosso banco comunitário, poder mostrar o nosso trabalho e pactuar novos saberes”, destacou Pedro Vinicius.