Cooperativismo

Cooperativas da agricultura assinam contratos para fornecimento da merenda escolar ao Estado

O ato realizado pela Secretaria de Educação encaminhou a concretização de dois mil contratos

Por Bccom Comunicação 17/08/2023 14h02
Cooperativas da agricultura assinam contratos para fornecimento da merenda escolar ao Estado
Assinatura da Seduc - Foto: Assessoria

Efetivando o processo de Chamada Pública para aquisição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar através do Programa Nacional de Aquisição Escolar (PNAE) e do Programa Estadual Mais Merenda, as cooperativas da agricultura familiar da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) celebraram a contratação dos itens do setor para a merenda escolar durante solenidade de assinatura simbólica, nesta quinta-feira,17, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O ato realizado pela Secretaria de Educação encaminhou a concretização de dois mil contratos. 

Ao lado dos gerentes regionais da Educação e de gestores escolares, três cooperativas do interior do estado participaram da assinatura simbólicas dos primeiros contratos. As primeiras unidades contempladas foram: Cooperativa dos Agricultores Familiares de Joaquim Gomes (Coopaf); Cooperativa dos Agricultores Familiares Qualificados (Coopaq) e da Cooperativa de Produtores de Leite do Vale do Paraíba. 

A agricultora e presidente da Coopaf, Alda Inácio, representou cerca de 200 cooperados da região de Joaquim Gomes que vão fornecer banana prata para o cardápio escolar. Segundo ela, o valor do contrato foi de R$ 200 mil. “O desafio do agricultor é encontrar o comprador da sua produção. O funcionamento das compras públicas para a merenda significa uma sobrevida para o pequeno produtor que pode incrementar a renda e até mesmo ganhar novo fôlego para a melhorar a produção no campo”, destacou. 

A chamada pública, que foi a segunda concretizada neste ano, abarcou a compra de R$ 5,6 milhões de produtos da agricultura. O certame contemplou 17 itens do cardápio escolar e vai beneficiar 40 mil alunos e 22 mil agricultores, além de 15 cooperativas. 

De acordo com o secretário de Educação, Marcius Beltrão, a medida atende ao cumprimento da lei do PNAE que prevê a compra mínima de 30%. “O governador Paulo Dantas tem essa marca de atenção a essa integração da agricultura e da educação , para o fortalecimento do mercado institucional, contemplando a agricultura familiar e levando mais qualidade por meio do programa ‘Do campo à Sala de Aula’. Dessa forma, teremos já um novo chamamento, no fim do ano, para começarmos 2024 com o estoque renovado nas escolas”, disse Marcius. 

Defensora da criação de uma rede colaborativa para efetivação da compra dos gêneros ada agricultura familiar para a merenda escolar, a Unicafes Alagoas, adotou o tema como pauta de trabalho há três anos e montou ações itinerantes nos municípios, com o Programa Rota da Merenda Legal. O programa ajudou a reposicionar a produção da agricultura familiar, segundo o diretor da Federação, Francisco Souza Irmão. 

“O governador Paulo Dantas recebeu essa pauta das cooperativas e assimilou perfeitamente esse ponto-chave para desenvolvermos o setor e executar a política pública de forma inédita no estado. Um trabalho construído solidamente com toda atenção e cuidado para atender a manutenção da atividade agrícola e as necessidades nutricionais da meninada nas escolas”, disse Francisco. 

Estão inclusos na lista de itens contemplados na chamada da agricultura familiar os seguintes itens: abóbora; banana prata; bebida láctea refrigerada sabor morango; cenoura , feijão carioca, goiaba vermelha; leite de vaca em pó, melancia, pimentão verde, polpa de acerola congelada, polpa de goiaba congelada, polpa de manga congelada; laranja ponkan; chuchu, tomate e leite de coco.