Cooperativismo

CPLA assina contrato com Estado para fornecimento de leite em pó

Esta é considerada a maior compra de itens da agricultura familiar para merenda dos alunos

Por BCCOM Comunicação 12/09/2023 16h04
CPLA assina contrato com Estado para fornecimento de leite em pó
Foram selecionadas 22 cooperativas/associações para o fornecimento dos gêneros alimentícios - Foto: BCCOM Comunicação

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) deu mais um passo importante para o processo de ampliação de mercado para seus produtos. O presidente da empresa, Aldemar Monteiro, assinou contrato com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para a entrega do leite em pó, entre outros produtos, que serão fornecidos para as escolas da rede de ensino.

“Para nós, que fazemos a agricultura familiar em Alagoas, em especial a CPLA, é um momento histórico. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um divisor de águas que promove a inclusão produtiva e ajuda o pequeno produtor a se organizar, por meio das cooperativas, para que possa entregar seus produtos com preços melhores e maior valor agregado”, destacou Monteiro, lembrando que a assinatura contou com a presença da superintendente de Alimentação Escolar da Seduc, Raquel Ferreira.

Geral

Ao todo, foram selecionadas 22 cooperativas/associações para o fornecimento dos gêneros alimentícios, a exemplo também de frutas, verduras, legumes, bebidas lácteas e polpas de suco de fruta.

Considera a maior compra de itens da agricultura familiar para merenda dos alunos, foram investidos R$ 5,5 milhões em recursos do PNAE, levando alimentação saudável e diversificada para mais de 177 mil estudantes matriculados na rede estadual no ano letivo de 2023.

A medida atende às orientações da Lei 11.947/2009, que determina que, no mínimo, 30% do valor repassado aos estados, municípios e Distrito Federal para o PNAE seja usado na compra de itens da agricultura familiar.