Cooperativismo
Alagoas será palco da oficina de Construção do Sistema Nacional de Finanças Solidárias
O encontro vai reunir a equipe técnica ministerial e representantes do governo de Alagoas, além de integrantes do setor da economia solidária da região Nordeste
Fonte experiências promissoras no setor da economia solidária, o Estado de Alagoas foi escolhido pela equipe da Secretaria Nacional de Economia Solidária - do Ministério do Trabalho e Emprego - para sediar a Oficina de Construção do Sistema Nacional de Finanças Solidárias. A reunião de trabalho vai acontecer na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), com abertura às 14h desta quarta-feira,13. A oficina segue até a sexta-feira, 15.
O encontro vai reunir a equipe técnica ministerial e representantes do governo de Alagoas, além de integrantes do setor da economia solidária da região Nordeste. O objetivo é conhecer e analisar as experiências de integração de organizações como as cooperativas de crédito, bancos comunitários e fundos rotativos.
Na ocasião, a Oficina receberá o secretário Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego e ex-ministro, Gilberto Carvalho. A programação também vai contar com um jantar com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, para apresentação dos resultados – após o encerramento das atividades da programação da quinta-feira,14. Já na sexta -feira, 15, os participantes farão uma visita técnica ao município de Piaçabuçu para conhecer as experiências da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) e ao Banco Comunitário “É da Gente”.
O encontro conta com o apoio da União das Cooperativas e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), entidade que representa 46 cooperativas. Antonino Cardozo, presidente da Federação Unicafes-AL, reiterou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido em articulação com o ministério. “Estivemos em Brasília reunido com o secretário Gilberto Carvalho, mostrando o desenvolvimento promovido pela Economia Solidária, com iniciativas exitosas para a população. Com satisfação estaremos contribuindo para a construção do Sistema Nacional de Finanças Solidárias”, afirmou Antonino Cardozo.