Cooperativismo

Unicafes-AL vai reunir cooperativas na 40ª Expo Bacia Leiteira

O evento tem início nesta quarta-feira, 27, no Parque Mair Amaral, em Batalha, e segue até o domingo, 1º de outubro

Por Bccom Comunicação 27/09/2023 17h05
Unicafes-AL vai reunir cooperativas na 40ª Expo Bacia Leiteira
Pavilhão da agricultura - Foto: Assessoria

O cooperativismo da agricultura familiar também terá o seu espaço garantido durante a 40ª Expo Bacia Leiteira. Através do estande da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL), as cooperativas poderão marcar presença e interagir com o público, além de ofertarem os seus produtos na Quitanda Coop. 

O evento tem início nesta quarta-feira, 27, no Parque Mair Amaral, em Batalha, e segue até o domingo, 1º de outubro.

De acordo com o diretor comercial da Unicafes-AL, Eloizio Lopes, o espaço vai apresentar o melhor da produção in natura, processada e industrializada advindas da agricultura familiar. Produtos de dezesseis cooperativas poderão ser adquiridos no estande, diretamente com as singulares .

“A Expo Bacia Leiteira consagra toda a pecuária de leite de Alagoas, bem como as cooperativas da agricultura familiar que estão inseridas na produção leiteira. Temos a CPLA, como bom exemplo do nosso quadro, dentre tantas outras que lutam pela manutenção do Programa do Leite. Reiteramos a parceria com a prefeitura de Batalha, onde o prefeito Wagney Dantas vem prestigiando o cooperativismo na região do Sertão de Alagoas”, explica Eloizio Lopes.

Durante o evento também vai ocorrer no espaço da Unicafes-AL rodadas de consultorias sobre acesso à linhas de crédito voltadas para cooperativas do segmento, através da Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano (Cooperagre).

Café


Pelo segundo ano, a Federação alagoana levará para a Expo Bacia Leiteira o “Café do Cooperativismo”, com palestras e debates sobre o fortalecimento do segmento. Neste ano, a programação ocorre no sábado, 30, a partir da 8h, e traz entre as palestras estará o tema “Mulheres como protagonistas do cooperativismo da agricultura familiar”, com a Diretora de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Agricultura Familiar (MDA).