Cooperativismo
Desenvolve lança linha de crédito para rizicultura em parceria com a Cooperativa Pindorama
A nova linha de crédito deve beneficiar 300 famílias que vivem da cultura do arroz nos municípios de Igreja Nova, Penedo e Porto Real do Colégio
Com o propósito de alavancar a rizicultura no estado, a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) lançou, nesta quarta-feira, 04, uma nova linha de crédito voltada a produção de arroz.
A solenidade de lançamento foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, contando com a presença do governador Paulo Dantas e secretários de estado, além de dirigentes de cooperativas, a exemplo do presidente e do vice-presidente de Pindorama, Klécio Santos e Carlos Roberto Santos, respectivamente.
A nova linha de crédito de até R$ 3 milhões, que atenderá produtores com o valor de até R$ 50 mil, deve beneficiar 300 famílias que vivem da cultura do arroz nos municípios de Igreja Nova, Penedo e Porto Real do Colégio.
“O resultado desta ação é fazer com que Alagoas compra o arroz produzido aqui. Serão mais de 1.500 pessoas atendidas por essa linha de crédito”, afirmou o presidente da Desenvolve, Eduardo Brasil.
Pindorama
Neste cenário, a Cooperativa Pindorama, será parceira na iniciativa da Desenvolve, tendo o compromisso de comprar todo o arroz produzido a partir dos recursos da linha da crédito voltada, exclusivamente, para o segmento da rizicultura.
“Essa iniciativa é de fundamental importância para o setor e vai ajudar os mais necessitados que não têm acesso ao fomento e ao crédito. A Pindorama como cooperativa vai trabalhar para mudar a história da região por meio da rizicultura. A maioria dos agricultores têm uma área de quatro a oito hectares e precisam de apoio e de assistência técnica. Vale lembrar que 80% do arroz produzido em Alagoas vai para outros estados. Mas, a partir de agora, ele ficará aqui e a região se tornará um grande polo”, destacou Klécio Santos, lembrando que Alagoas conta com dois mil hectares destinados a rizicultura.
De acordo com o governador Paulo Dantas, a nova linha de crédito será fundamental para as famílias que vivem da cultura do grão em Alagoas. “Vai contribuir para viabilizar o setor. É um benefício que vai atender associações e cooperativas de agricultores familiares da região, gerando renda e desenvolvimento”, destacou.