Cooperativismo

Seminário coloca cooperativismo de plataforma em pauta

O evento deu visibilidade ao Projeto de Lei 2.768/22, que regulamenta a organização, o funcionamento e a operação das plataformas digitais que oferecem serviços

Por MundoCoop 17/10/2023 11h11 - Atualizado em 17/10/2023 12h12
Seminário coloca cooperativismo de plataforma em pauta
Seminário coloca cooperativismo de plataforma em pauta - Foto: MundoCoop

A Frente Parlamentar pela Mulher Empreendedora realizou na segunda (09) e terça-feira (10) o Seminário “Mercados Digitais: Empreendedorismo e Inovação”. O evento, que reuniu diversos especialistas, legisladores e empreendedores do setor, teve como propósito fomentar diálogos esclarecedores e construtivos a respeito das diversas vertentes do ecossistema digital. A iniciativa do evento foi da presidente da Frente, a deputada Any Ortiz (RS), e do senador Ciro Nogueira (PI).

A analista de Relações Institucionais do Sistema OCB, Priscilla Silva Coelho, participou do painel “Reskill e Upskill – Preparando a População para o Futuro do Trabalho nos Mercados Digitais”. Priscilla compartilhou as perspectivas sobre o funcionamento do modelo cooperativista em âmbito global e destacou a relevância do movimento no contexto do desenvolvimento tecnológico. “O cooperativismo de plataforma pode desempenhar um papel essencial no futuro do trabalho nos mercados digitais”, disse.

O evento deu visibilidade ao Projeto de Lei 2.768/22, que regulamenta a organização, o funcionamento e a operação das plataformas digitais que oferecem serviços. Priscila salientou que o PL deve ser tratado com cautela. “É muito importante que a diversidade de modelos e relações estabelecidas entre plataformas digitais e seus usuários sejam respeitadas”, afirmou.

A analista também agradeceu aos deputados da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que apoiam e defendem as pautas cooperativistas no Congresso Nacional, frisando a importância de incentivar iniciativas que promovam o desenvolvimento local e fortaleçam o cooperativismo nos mercados digitais. “Os deputados da Frencoop atuam com a certeza de que o cooperativismo é uma força inclusiva e capaz de promover o desenvolvimento local. Com esse apoio, conseguimos criar oportunidades significativas para as comunidades e contribuir para um futuro mais cooperativo e digital”, concluiu.