Cooperativismo

Seminário regional aborda desenvolvimento econômico de cooperativas da agricultura familiar

Sebrae, Conab e Ministério da Agricultura tiveram representantes no seminário

Por Redação 28/10/2023 10h10 - Atualizado em 30/10/2023 18h06
Seminário regional aborda desenvolvimento econômico de cooperativas da agricultura familiar
Seminário realizado pela Unicafes - Foto: Assessoria
Dia de integração e formação em prol do cooperativismo. A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes/AL) realizou nesta sexta-feira,27,junto a singular Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), em Arapiraca, o Seminário Regional do Associativismo, Cooperativismo e a Economia Criativa - também em parceria com o Sebrae Alagoas.

A programação foi composta por oficinas temáticas sobre “cooperativismo desenvolvimento social e econômico”, além dos temas “transformando criatividade em negócios sustentáveis”.

De acordo com o presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo, o encontro integrou o plano de formativo da Federação alagoana com objetivo de inspirar cooperativas para o desenvolvimento a partir da inovação e da inteligência estratégica.

“A Unicafes/AL segue sendo ponte para efetivação das políticas públicas e para o desenvolvimento das comunidades integradas ao seio cooperativista”, afirmou o presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo durante o Seminário.

O encontro também contou com a participação do Superintendente do Ministério da Agricultura e Pucária (MAPA), Jorge Marques; do Superintendente da Conab-AL, Elizeu Rego, além do Sebrae, Banco do Nordeste e do secretário da Agricultura de Arapiraca, Genivaldo Oliveira.

As cooperativas, através de grupos de agricultores, jovens e mulheres participaram das oficinas realizadas na sede da Cooperal. De acordo com Maria José Alves, presidente da Cooperal e vice-presidente da Unicafes/AL, o evento enfatiza o potencial do cooperativismo na agricultura familiar.

“A Unicafes está com projetos estruturantes para o setor no sentido da comercialização e produção. Diante disso esse evento busca melhorar a eficiência econômica, facilitar o acesso a produtos e serviços de apoio gerencial e ao crédito, por meio do cooperativismo e do associativismo. Também pretende consolidar redes e centrais de comercialização de produtos da agricultura familiar”, destacou Maria José Alves.