Cooperativismo
Cooperativa Pindorama realiza dia de campo em Itiuba
Evento foi realizado com o objetivo de tratar junto aos produtores sobre colheita, plantio, linhas de crédito e outros assuntos
Produtores de arroz do Baixo São Francisco de Alagoas participaram de um Dia de Campo promovido pela Cooperativa Pindorama no distrito de Itiuba, campo composto por vários lotes de arrozais no município de Porto Real do Colégio.
Com um intenso trabalho de resgate da rizicultura na região, a Pindorama realizou o Dia de Campo com o objetivo de tratar junto aos produtores sobre colheita, plantio, linhas de crédito e outros assuntos pertinentes ao desenvolvimento da cultura do grão, responsável por uma grande fatia da geração de emprego e renda daquela localidade do estado.
O evento foi conduzido pelo presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, que fez questão de destacar a importância da junção de forças para que a produção evolua cada dia mais.
"Temos trabalhado todos os dias para que os rizicultores possam aspirar melhorias. Se todos unirmos forças, agirmos pensando no desenvolvimento coletivo, que é o verdadeiro sentido do cooperativismo, teremos a certeza de que todos nós cresceremos, faremos nossa região se desenvolver e traremos melhor qualidade de vida através da geração de mais emprego e renda. A Pindorama somos todos nós, e fazer parte desses resultados é uma benção de Deus", enfatizou Klécio Santos.
Durante o evento, o Sicredi, banco cooperativo, esteve presente com uma unidade móvel, tirando dúvidas sobre uma linha de crédito voltada, exclusivamente, aos produtores de arroz dos distritos de Itiuba, Boacica e Marizeiro, nos municípios de Igreja Nova, Porto Real do Colégio e Penedo.
O gerente do Sicredi Agência Penedo/Pindorama, Tiago Dias, disse que o Crédito Rizicultura Pindorama terá, entre outras vantagens, rapidez no repasse dos contratados.
"É o crédito Rizicultura Pindorama. A gente está com uma taxa de juros de 1,9%, que é bem menor em relação aos outros bancos. O prazo de pagamento é de acordo com a capacidade de produção do agricultor, além da rapidez. O agricultor já tendo a conta aberta com a gente, o engenheiro agrônomo fazendo a visita à propriedade e elaborando o projeto, está programado para liberar esse crédito no prazo máximo de uma semana, mas a previsão é que em um dia, dois ou três o credito já esteja na conta do produtor, para ele iniciar o plantio do arroz", garantiu Dias.
Produtor de arroz há vários anos, Juvenal Silva, do Projeto Cotinguiba, em Neópoles-SE, afirmou que a Pindorama veio valorizar a produção de grão não apenas em Alagoas, mas também em Sergipe.
"A Pindorama vem incentivar o produtor, que já estava desanimado devido ao que vem sofrendo há décadas, geralmento no preço do arroz, que sempre os atravessadores chegavam e o nosso arroz não tinha valor e, hoje, a gente está conseguindo valorizar o nosso produto. Com certeza vai melhorar tanto a nossa renda como da região, por que estamos gerando renda para as outras famílias que vivem em prol da agricultura", comemorou Silva.
De acordo com dados fornecidos pela engenheira agrônoma da Unidade de Beneficiamento de Grãos da Pindorama, Cleice Alves, as regiões produtoras de arroz que a cooperativa alagoana está incentivando, por meio de assistência técnica, orientações, colheita e compra do grão, são Itiuba (Porto Real do Colégio, Boacica (Igreja Nova) e Marizeiro (Penedo).
"Juntas, essas lavouras somam um total de 1.860 hectares subdividos em 482 lotes, com uma capacidade de produção média de 15 mil toneladas por colheita, que acontece duas vezes ao ano, no caso exclusivo do distrito de Itiuba", afirmou a agrônoma.
Além do presidente da Pindorama, Klécio Santos, participaram do Dia de Campo o diretor-secretário da Cooperativa, Antônio de Oliveira, os secretários de Agricultura dos municípios de Porto Real do Colégio e Igreja Nova, Antônio Marcos e José Wanderley, respectivamente; o ex-presidente da Emater-AL, João Paulo Calheiros, os gerentes dos distritos de Itiuba, Antônio Melo, e Boacica, Willian Rodrigues; o gerente da agência Sicredi Penedo/Pindorama, Tiago Dias, e rizicultores das regiões produtoras.