Cooperativismo

Antonino Cardozo celebra conquistas do cooperativismo na agricultura familiar em 2023

A Unicafes Alagoas também protagonizou articulação técnica e política para o avanço das políticas dos biocombustíveis na agricultura familiar

Por BCCOM Comunicação 29/12/2023 10h10
Antonino Cardozo celebra conquistas do cooperativismo na agricultura familiar em 2023
Antonino Cardozo Presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) - Foto: Divulgação

Presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), Antonino Cardozo, classificou como positivo o trabalho desempenhado junto as singulares do setor, que conta, atualmente com 44 cooperativas.

No panorama anual, a Unicafes conquistou metas construídas ao longo dos últimos anos, a exemplo da Anistia dos Débitos das Cooperativas do setor junto a Agência Desenvolve, com decreto assinado em setembro passado pelo governador Paulo Dantas. Também fruto da articulação com o governo do Estado, a Federação conseguiu articular a chamada pública para a aquisição de gêneros alimentícios para as Escolas da Rede Pública de Alagoas, sendo 19 itens contemplados em sua primeira fase.

Em 2023, as pautas do cooperativismo também ganharam musculatura com a criação da secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária – também sendo uma proposta feita junto ao governador Paulo Dantas.

“Foi um ano salutar dentro do nosso planejamento a longo prazo, onde nos dispomos a ser parte da solução e então colaborar para a construção do melhor caminho para o nosso setor, melhorando os processo, abrindo espaços e sendo céleres nas ações para o agricultor que está lá na ponta da economia”, destacou o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo.

A Unicafes Alagoas também foi protagonizou articulação técnica e política para o avanço das políticas dos biocombustíveis na agricultura familiar.

“Foi um ano onde pudemos ampliar nosso espaço de interlocução com no poder legislativo estadual, federal e no executivo com atividades junto aos Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Trabalho com a economia solidária de Alagoas sendo pauta para todo o País. Recebemos eventos como o Bumba Meu Bio, reunindo toda da cadeia da produção dos biocombustíveis aqui em Alagoas; e também a Oficina Nacional de Construção do Plano de Finanças Solidárias, com a presença do secretário Nacional e ex-ministro Gilberto Caravalho”, elencou Antonino.

Formação e Qualificação

A federação Alagoana avançou em promoção ao desenvolvimento técnico de suas cooperativas, com o início das Jornadas Pedagógicas, no mês de março. Com encontros itinerantes, a atividade reuniu grupos de jovens e mulheres participantes dos programas PecSol e Jovem Coop Aprendiz.

“Estrategicamente as jornadas vieram para preparar turma em todos os sentidos, afinal serão eles que vão operar a parte burocrática de chamadas públicas em suas comunidades. Já entre as mulheres, buscamos consolidar metodologias de empreendedorismo solidários para a implantação de Associações que passem a produzir alimentos artesanais para as escolas e produtos da economia solidária”, descreveu.

Desafios

Para 2024, Antonino Cardozo acrescenta como desafios as sustentabilidade dos projetos, inclusive da continuidade do Rota da Merenda Legal, que incentiva os municípios da efetivarem a política de compras da merenda escolar da agricultura familiar. Também em 2023, a Unicafes Alagoas se destacou entre os empreendimentos da economia circular e cooperativismo de crédito coma reformulação da Cooperativa Rural do Agreste Alagoano (Cooperagre).

“A Unicafes continua cumprindo as etapas do seu planejamento, com eventos e calendário voltado para o fomento, inovação e desenvolvimento linear de suas cooperativas. Teremos um calendário de atividades com Rota da Merenda ativo, Jornada Pedagógica, Dia de Campo, por exemplo”, afirmou Antonino Cardozo.

Tags: