Cooperativismo

Arte no coco: projeto gera renda e sustentabilidade em Pindorama

Uma das novidades entre o mix de produtos artesanais é o “bowl”,a tigela do coco

Por BCCOM Comunicação 03/01/2024 08h08 - Atualizado em 03/01/2024 08h08
Arte no coco:  projeto gera renda e sustentabilidade em Pindorama
Uma das novidades entre o mix de produtos artesanais é o “bowl”,a tigela do coco - Foto: Divulgação

A Cooperativa Pindorama, por meio do seu Centro de Treinamento Rural (CETRUP) vem desenvolvendo atividades visando promover a geração de renda para grupos de mulheres da comunidade de Pindorama, em Coruripe, através do reaproveitamento de matéria-prima de suas unidades de produção.

O que seria um mero descarte, a exemplo do bagaço da cana-de-açúcar e dos cacos do coco, o grupo consegue “fazer arte” e ainda promover sustentabilidade, transformando os descartes em peças de decoração, utensílios e caixas de papel. Uma das novidades entre o mix de produtos artesanais é o “bowl”,a tigela do coco. Janeide Pereira, coordenadora do CETRUP, explica que o utensílio vem fazendo sucesso, com fornecimento para restaurantes e resorts.

“Essa é uma peça criada a partir do coco, que passa por um tratamento com esterilizador autoclave. Um produto que destaca a nossa cultura local e que vem ajudando grupos de mulheres a entrar no mercado de trabalho, se qualificando por meio da parceira estabelecida com o Sebrae”, disse Janieide.

Fazendo a diferença na vida dos colonos e dos pequenos agricultores, a cooperativa, aos seus 65 anos, também busca desenvolver a capacitação profissional da comunidade. “Os projetos do CETRUP trazem oportunidade e passou a revelar grandes riquezas do artesanato local, apresentando ao mercado mais uma especialidade da economia com a produção das tigelas do coco, os bowls”, enfatizou Janieide.