Cooperativismo
Inteligência Artificial nas cooperativas
Usando IA, a cooperativa também pode automatizar tarefas chatas e repetitivas, como organizar pedidos ou controlar estoques
Imagina que você tem um grupo de amigos que decide montar um time para jogar videogame juntos. Vocês decidem que vão jogar de forma cooperativa, ou seja, cada um tem uma função e todos trabalham juntos para ganhar o jogo. Agora, pega essa ideia e aplica no mundo dos negócios: isso é uma cooperativa. É um grupo de pessoas que se junta para trabalhar em prol de um objetivo comum, seja vender produtos, oferecer serviços ou qualquer outra atividade.
Agora, entra a parte da Inteligência Artificial (IA), que é como se fosse um super vídeo game que pode ajudar esse time a jogar melhor. No mundo das cooperativas, a IA pode ser usada para entender melhor os clientes, saber o que eles querem e quando querem. É como ter um assistente virtual que está sempre disponível para ajudar os clientes a qualquer hora do dia, respondendo perguntas e resolvendo problemas.
Esse assistente virtual pode ser um chatbot, por exemplo, que é um programa que conversa com as pessoas como se fosse um humano. Ele pode tirar dúvidas dos clientes sobre produtos e serviços da cooperativa, e até ajudar a vender mais.
Além disso, a IA pode analisar muitos dados para entender padrões. Assim, a cooperativa pode saber quais produtos são mais procurados, em que horário as pessoas preferem comprar, entre outras coisas. Essa análise ajuda a cooperativa a tomar decisões melhores e mais rápidas.
Usando IA, a cooperativa também pode automatizar tarefas chatas e repetitivas, como organizar pedidos ou controlar estoques. Isso deixa mais tempo para as pessoas se concentrarem em coisas mais importantes e interessantes.
OTC, exemplo de Inteligência Artificial para cooperativas
Como exemplo de uso da IA, a Comunicoop faz da tecnologia sua aliada. É uma das fundadoras da plataforma Onde Tem Coop (OTC). A inovação otimiza os processos internos de forma significativa, além de elevar drasticamente o nível de satisfação dos clientes.
Outro exemplo, desta vez a de uma startup, é a desenvolvedora de softwares Total IP. Ela garante um aumento da produtividade em mais de 45%, por meio de uma plataforma intuitiva, 100% em português com relatórios e dashboards. “A mobilidade trazida com o auxílio tech está entre os quesitos de maior impacto positivo, pois garante maior flexibilidade presencial, no celular ou em home office. Tudo isso sempre seguro contra invasões, pois há uma associação direta com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e um Acordo de Nível de Serviço (SLA) de 99% garantido em contrato”, explica o CEO da entidade, Carlos Henrique Mencaci.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Markets and Markets, o uso de chatbots por empresas deve crescer em 23% até 2028. E as cooperativas podem oferecer um atendimento melhor e mais rápido aos clientes exatamente deste modo. Assim, é possível entender o que eles querem de verdade e fazer tudo isso de forma eficiente. É como ter poderes especiais no jogo, que ajudam o time a vencer!