Cooperativismo
Agentes de desenvolvimento cooperativista são formados pela Unicafes-AL e o IFAL
Com a maioria de alunos provenientes de cooperativas da agricultura familiar, o curso que teve a duração de nove meses, e contou com 14 disciplinas
A primeira turma do Curso de Formação Continuada (FIC), realizada por meio de uma parceria entre a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), concluiu a formação de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista, com 40 alunos sendo habilitados, no último sábado, 17, durante encontro de encerramento em Arapiraca.
Com a maioria de alunos provenientes de cooperativas da agricultura familiar, o curso que teve a duração de nove meses, e contou com 14 disciplinas. A atuação dos agentes cooperativistas consistem na atuação profissional sobre a gestão, governança e na administração do negócio cooperativo.
No campo do cooperativismo da agricultura familiar, de acordo com secretário de Jovens da Unicafes-AL, Fernando Barbosa, o desafio é enriquecer a base cooperativista a partir do novo ofício.
“Os agentes, nesta primeira turma, foram jovens oriundos dos programas Jovem Coop Aprendiz e do Pecsol, cursos que preparam lideranças a partir dos princípios cooperativistas. Logo, eles vão exercer papel estratégico na sustentabilidade da estrutura cooperativista, acesso aos mercados, projetos e na gestão de negócio”, disse.
Formada na área da saúde e líder da Cooperativa do Produtores Agropecuários do Estado de Alagoas (Coopal), Jenyfer Cavalcante, esteve entre os 130 inscritos no Curso FIC. Após a formação, ela passou a contribuir ativamente para a gestão da Coopal, situada em São José da Laje, onde foi promovida a gerente.
“Surgiu a oportunidade para aprender esse novo ofício, por meio desse curso consegui ampliar a minha visão sobre o cooperativismo, que é muito mais que uma organização corporativa, é uma entidade de conquista coletiva. Conquistei o cargo de gerente por acreditar que posso contribuir na prática para o desenvolvimento pleno do negócio. Que hoje já buscamos trabalhar com produtos minimamente processados”, enfatizou.
Crescendo e conquistando cada vez mais espaço na vida dos agricultores familiares, o cooperativismo da agricultura familiar tem buscado garantir os direitos dos pequenos agricultores e elevar o nível de capacitação. De acordo com o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, mais de 200 mil agricultores e 46 cooperativas que estão presente em todas as regiões de Alagoas.
“As formações são consideradas prioritárias pela Unicafes, tendo em vista a diferença que estamos observando, a exemplo da aprovação de 70% desta primeira turma. Logo agradecemos a parceria do IFAL e da Universidade Federal de Alagoas que são nossos parceiros e que vão nos ajudar a implementar as especializações e pós-graduações”, informou Cardozo.