Cooperativismo
Dia de Campo: Unicafes-AL vai apresentar integração entre a lavoura do coco e a citricultura
A atividade acontece sexta-feira,17, em uma propriedade modelo, situada no povoado Penedinho, em Piaçabuçu, a partir das 8h
A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL) e a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) promovem um Dia de Campo voltado para a integração da produção de coco e a citricultura.
A atividade acontece sexta-feira,17, em uma propriedade modelo, situada no povoado Penedinho, em Piaçabuçu, a partir das 8h. A programação, que será conduzida pela equipe técnica da Coopaiba, foi desenvolvida para apresentar para as demais cooperativas da agricultura familiar o projeto de diversificação da lavoura aplicado pelos cooperados.
Os participantes do Dia de Campo vão poder conhecer o funcionamento do modelo de quintal produtivo e a biblioteca visual com tipos de solos, pragas, irrigação e com as variedades do coco e subprodutos. Além de visita a propriedade em visita guiada, os agricultores vão passar por uma palestra sobre o tem “integração de lavouras”.
O coordenador técnico da Coopaiba, Rafael Manoel, destaca a dinâmica da integração do coqueiro com a citricultura por meio do plantio do limão.
“A Coopaiba tem incentivado a cultura do coco em consórcio com a proposta de trabalhar, por exemplo com polpas de frutas no futuro, a partir da cultura do limão e do caju. Neste dia, teremos o modelo do quintal produtivo que vai demonstrar, na prática, como funciona o consórcio de frutíferas. São iniciativas que buscam experiências mais rentáveis para a agricultura familiar”, informou.