Cooperativismo
Pindorama e ZEG iniciam ações para construção de unidade de produção de biometano
Conclusão de todo o projeto deverá ocorrer no período de 12 a 18 meses
Em parceria com a Cooperativa Pindorama, a ZEG Biogás, após o lançamento da pedra fundamental em 1º de maio passado, dá início ao processo para a construção da primeira unidade de produção de biometano da região Nordeste e que será edificada uma área da cooperativa, no município de Coruripe.
“Estamos investindo nesse projeto, acreditando no potencial de trazer um combustível renovável para conversão de frota e utilização na indústria. É o caminho da transição energética chegando no Nordeste”, destacou o CEO da empresa, Eduardo Acquaviva.
De acordo com o executivo, os próximos passos para a execução da unidade são: desenvolvimento do projeto e a parte de licenciamento ambiental. “A partir daí será dado início a obra com a construção de quatro biodigestores, além de uma unidade, onde vamos produzir, a partir da vinhaça, biogás, que será purificado e transformado em biometano. Com isso, é deixado de consumir combustível fóssil para utilizar um renovável produzido a partir do resíduo de produção da usina de açúcar e etanol de Pindorama”, informou Acquaviva.
O CEO da ZEG destacou ainda que a conclusão de todo o projeto deverá ocorrer no período de 12 a 18 meses. “Com isso, na safra 2026 a gente já deve estar produzindo biometano e colocando este combustível aqui no Nordeste”, afirmou o executivo, destacando que o projeto conta com 100% do investimento da ZEG.
Segundo Acquaviva, a escolha da Cooperativa Pindorama como parceira no projeto ocorreu diante do trabalho inovador da empresa. “Além de pioneira em muitas atividades, Pindorama tem essa característica de buscar novas tecnologias e de estar sempre em inovando, trazendo valor para a cooperativa”, finalizou.