Cooperativismo
Unicafes-AL lança duas modalidades do curso FIC na próxima segunda (13)
O ato acontecerá no Auditório da Sedics, no bairro do Jaraguá
Com duas modalidades e um novo ciclo para quatro turmas, o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) será lançado na próxima segunda-feira,13, às 9h, em evento promovido pelos parceiros União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics).
O ato acontecerá no Auditório da Sedics, no bairro do Jaraguá.
A nova fase do FIC, que pertencem ao Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional coordenador pelo IFAL, contará com os cursos de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários e Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário. Serão abertas quatro turmas, cada uma com 40 vagas, sendo modalidade presencial.
O curso de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários nos campi será realizado em Maceió, Ma rechal Deodoro e Santana do Ipanema. Já o Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidária será desenvolvido no campus Arapiraca.
Conforme edital, as pré-inscrições serão realizadas por meio de processo de seleção simplificada até o dia 15 me maio, por meio da entidade vinculada ao candidato interessado. Podem se inscrever no curso: integrantes de Associações, Cooperativas e Grupos Formais e Informais da Economia Solidária.
De acordo com a presidente da Unicafes Alagoas, Maria José Alves, a formação de novos profissionais por meio do Curso FIC exerce papel estratégico para a gestão e governança das cooperativas de Alagoas.
“Temos uma demanda crescente por um profissional que atue como um provocador do desenvolvimento da atividade cooperativista, fomentando o pequeno empreendedor e agricultor. Formamos a primeira turma, e com isso contamos com mais profissionais no apoio ao desenvolvimento de ações dos projetos de cooperativas, na constituição de cooperativas em comunidade locais”, explicou.
Link para acesso ao edital: https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/extensao/editais/Edital_PROEX_N_06__Programa_Manuel_Querino_do_Ministrio_do_Trabalho_e_Emprego1