Cooperativismo

Economia Solidária e cooperativismo ganham cursos de formação profissional

Curso trará oportunidade para integrantes de cooperativas, associações, agricultores familiares, grupos produtivos e artesões

Por BCCOM Comunicação 13/05/2024 17h05
Economia Solidária e cooperativismo ganham  cursos de formação profissional
Inscrições serão realizadas em duas etapas - Foto: Assessoria

Os cursos de Agente de Desenvolvimento do Cooperativismo Solidário e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários foram lançados nesta segunda-feira, 13, durante evento realizado na Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). As capacitações integram o quadro de atividades do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), em parceria com a Sedics e a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL).

De acordo com o edital, o curso trará oportunidade para integrantes de cooperativas, associações, agricultores familiares, grupos produtivos e artesões. As inscrições serão realizadas em duas etapas, com pré-inscrição sendo efetuada pela Instituição ou empreendimento ao qual o trabalhador da economia solidária está vinculado – com prazo até o dia 15 de maio.

Durante o evento de lançamento, o secretário Executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá, destacou a importância da qualificação para os profissionais do setor.

“Tivemos a oportunidade de lançar coletivamente duas oportunidades de curso que vão alcançar diretamente quem atua na economia solidária, no cooperativismo e no associativismo. Experiência que será aplicada à prática, na certeza de que vamos ajudar a mudar a melhorar o modelo de gestão de diferentes comunidades”, disse o Secretário Executivo. O ato de lançamento também foi prestigiado pela Secretária Alice Beltrão, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Link para acesso ao edital:
https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/extensao/editais/Edital_PROEX_N_06__Programa_Manuel_Querino_do_Ministrio_do_Trabalho_e_Emprego1.pdf