Cooperativismo

Unicafes-AL debate o fortalecimento de uma rede nacional de Mulheres Cooperadas

O encontro também foi pautado pela destinação de apoio a criação da Rede de Mulheres na Economia Social Solidária Feminista do Brasil

Por Assessoria 21/05/2024 17h05 - Atualizado em 21/05/2024 18h06
Unicafes-AL debate o fortalecimento de uma rede nacional de Mulheres Cooperadas
Representantes da Unicafes-AL durante evento que discutiu cooperativismo feminino em Brasília - Foto: Reprodução

A União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL) marcou presença no Encontro Nacional de Fortalecimento e Ampliação da Rede Nacional de Mulheres Cooperadas do Sistema Unicafes Brasil. A atividade, que aconteceu em Brasília/DF, teve início no sábado 18 e foi encerrada nesta segunda-feira,20, com a participação da presidente da federação alagoana, Maria José Alves, e a secretária de Mulheres, Verônica Gomes.

O encontro também foi pautado pela destinação de apoio a criação da Rede de Mulheres na Economia Social Solidária Feminista do Brasil. A ampliação da Rede de Mulheres cooperadas, em âmbito nacional, segundo a presidente da Unicafes-AL, Maria José Alves, vai contribuir para a inclusão e a transformação socioeconômica das mulheres no País.

“Participar deste encontro fortalece o nosso desejo pelo empoderamento, empreendedorismo e representatividade. A Rede de Mulheres será um canal importante e colaborativo para impulsionar o desenvolvimento e consolidar o papel da mulher no cooperativismo”, disse a presidente.

Em Alagoas, a Unicafes estadual criou o projeto Mulher Coop, que será lançado no mês de junho. O programa, que foi idealizado pela pasta de Mulheres, conforme explica a secretária Verônica Gomes, vai trabalhar a capacitação, formação e o implemento da renda por meio da produção de alimentos e confecções. O projeto foi apresentado no Encontro Nacional em Brasília/DF e teve sua matriz formadora colocada à disposição dos outros Estados.

“Estamos muito felizes com a concretização desse sonho em prol da mulher cooperada e da mulher rural. Será por meio do mulher coop, de atividades com as cozinhas produtivas e na confecção, que vamos formar essas mulheres e abrir novos espaços de atuação, com mais autonomia e independência”, explicou Verônica.