Cooperativismo

Prefeitura de Maceió renova parceria com cooperativas de recicláveis

O contrato foi renovado por 12 meses, garantindo mais um ano de trabalho e geração de renda para os cooperados

Por Alexandre Vieira/Ascom Alurb 28/05/2024 12h12
Prefeitura de Maceió renova parceria com cooperativas de recicláveis
Cooperativas contribuem com a geração de renda para mais de 170 famílias - Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió publicou no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira (27) a renovação do contrato de parceria com as cinco cooperativas que atuam na coleta de recicláveis na capital. A negociação com a Cooplum, Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Antares e a Cooprel Benedito Bentes começou na sexta-feira (24), durante reunião na sede da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb). O acordo fechado garante mais 12 meses de trabalho e geração de renda para os trabalhadores cooperados.

As cinco cooperativas fazem um trabalho importante na reciclagem de materiais. Além da coleta seletiva porta a porta em diversos bairros de Maceió, as cooperativas ainda fazem o recolhimento dos itens descartados pela população nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Somente em 2023, foram mais de 1.700 toneladas de recicláveis coletados, gerando renda para mais de 170 famílias de cooperados.

Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, comemora a renovação e destaca a importância do trabalho realizado pelas cooperativas. “Ficamos felizes por tê-los mais um ano ao nosso lado, trabalhando para ajudar a cidade de Maceió e o meio ambiente. Além disso, esse serviço é importante para ajudar a reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterro sanitário e pontos de lixo. Um serviço pesado para evitar impactos ambientais significativos para a preservação e a sustentabilidade”, disse.

Incentivo - Em julho do ano passado, o prefeito JHC assinou a ampliação da coleta seletiva na capital. Com isso, as cooperativas parceiras da Prefeitura passaram a atender 50 mil residências, 200% a mais que as 16 mil atendidas anteriormente. A ampliação era um anseio antigo dos cooperados e alterou a realidade dos envolvidos.

Jane Cleide, que trabalha na CoopMundaú há mais de 4 anos, cooperativa que nasceu com o impulso da atual gestão, comemora a renovação do contrato.

"Hoje nós trabalhamos de forma digna. É uma forma de mantermos nossa renda, sustentar nossa família e, além disso, ajudar o meio ambiente. Vai ser mais um ano de vitórias e alegrias para nós que trabalhamos com a reciclagem", contou.

A atualização do contrato com as cooperativas passou por um reajuste de valores, fornecendo de forma justa recursos compatíveis com o mercado e para o bom funcionamento do serviço de coleta seletiva, responsável pelo recolhimento de recicláveis em 85% dos bairros de Maceió, beneficiando cerca de 200 mil maceioenses.