Cooperativismo

Coopaiba lança iniciativa para a geração de renda para mulheres de Piaçabuçu

Associações Sabor Artesanal e Super Bonita são negócios locais que visam empoderamento e autonomia financeira

Por BCCOM Comunicação 03/06/2024 18h06
Coopaiba lança iniciativa para a geração de renda para mulheres de Piaçabuçu
A concretização do projeto de geração de emprego e renda para mulheres, vai impactar a vida de aproximadamente 700 mulheres - Foto: Assessoria

Com ações de qualificação e de incentivo ao empreendedorismo feminino, a Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) deu início aos projetos de implemento de renda e empoderamento para as mulheres do município de Piaçabuçu através das Associações Sabor Artesanal e Super Bonita. O pontapé para o projeto foi dado neste domingo,2, com a primeira a inauguração da sede da Associação Sabor Artesanal no povoado Potengy. A diretoria seguirá a programação de inaugurações nesta segunda-feira,3, no povoado Paciência, se estendendo até a próxima quarta-feira, 5, com a inauguração de mais duas unidades.

A concretização do projeto de geração de emprego e renda para mulheres, vai impactar a vida de aproximadamente 700 mulheres. De acordo com a cooperativa, o trabalho da Associação Sabor Artesanal será focado na produção de cocada e bolos que serão destinados ao Programa de Alimentação Escolar. Já a Super Bonita vai qualificar o grupo de mulheres para o envase do óleo de coco e para a produção de polpas de fruta.

O presidente da Coopaiba, Mayck Leonardo, participou neste domingo da inauguração da unidade Sabor Artesanal do povoado Potengy. O dirigente confirmou o início das atividades já a partir de junho.

“Um projeto inovador que já está em prática com a unidade central, mas que agora ganha novos braços, mais próximo as comunidades, chegando justamente para valorizar a nossa vocação e trabalhar o empoderamento feminino. Cada mulher participante terá o implemento de renda, capacitação e desenvolvimento pessoal à disposição”, afirmou Mayck Leonardo.

Em consonância com o princípio cooperativo de interesse pela comunidade, a Coopaiba tem empreendido inciativas da economia circular e investimento para além do campo de produção. “O cooperativismo ele nos permite pensar no desenvolvimento local, social e econômico da comunidade. E a Coopaiba deseja justamente valorizar a prata da casa e tornar a nossa economia cada vez mais forte”, disse.

Nesta terça-feira, 4, será inaugurada a unidade Sabor Artesanal do Povoado Penedinho e na quarta-feira,5, a população vai conhecer a primeira unidade Supera Bonita, na região do Centro de Piaçabuçu.