Cooperativismo

Cooperativas investem em novo modelo de marketing para gerar conexões

O sucesso da estratégia está ligado a harmonia entre os valores do criador de conteúdo com a marca

Por MundoCoop 04/06/2024 09h09
Cooperativas investem em novo modelo de marketing para gerar conexões
Cooperativas investem em novo modelo de marketing para gerar conexões - Foto: Reprodução

Nos últimos anos, as cooperativas tem percebido que atrair associados, cooperados e clientes depende exclusivamente das suas interações e conexões com as marcas. Neste cenário, elas tem investido cada vez mais em planejamentos e nas estratégias de marketing digital e de influência. Não basta apostar na comunicação tradicional, pois o consumidor atual mudou. Ele busca mais identificação e a presença das cooperativas no seu dia a dia.

É nesse momento, que entra em cena o Creator Marketing, que reflete as mudanças e os novos comportamentos dos clientes. Esse modelo de marketing é dinâmico e tem como base a produção de conteúdo digital criativo, original sobre as cooperativas, que envolvam profundamente o cliente. O criador de marketing não produz apenas conteúdo, mas se incorpora a ele, trazendo histórias, narrativas reais, e por meio delas, integrando o cooperado e o associando.

Caline Migliato, professora de Marketing Digital da ESPM explica que esse profissional faz parte da estratégia de marketing de conteúdo e os seus principais benefícios são a construção de conhecimento orgânico por meio de pesquisa e mídias sociais, além de ser uma autoridade no assunto. “Ele cria confiança em relação à preferência de marca e assim, vende mais, porque as pessoas compram mais de marcas que conhecem e confiam. Tem como foco gerar conexão com os seus seguidores, por meio de conteúdo rico e valioso e em última instância pode conduzir a uma ação lucrativa, como a associação ou compra de algum produto”, lembra.

Como o criador de conteúdo é especializado em um assunto, a grande vantagem é que ele dialoga de maneira eficiente entre as necessidades e os interesses da marca e do consumidor. Ele estabelece uma relação genuína com ambas as partes.

85% das marcas vão investir em criadores de marketing

Esse viés do marketing tem dado muito certo e vai de encontro com os estudos sobre os comportamentos atuais dos consumidores. Cerca de 76% das pessoas tendem a confiar mais em conteúdo compartilhado por indivíduos do que por marcas. E mais, quase metade dos brasileiros já comprou algo recomendado por um criador online, tornando o país uma referência em Creator Marketing.

Segundo uma pesquisa da RD Station, cerca de 80% da população brasileira utiliza redes sociais, um número 50% maior do que a média mundial. Já uma pesquisa da Opinion Box revelou que 77% dos entrevistados acompanham influenciadores e que 55% das pessoas já compraram algo indicado por ele. O resultado é que, segundo a Youpix+Nielsen ROI & Influência 2023, 85% das marcas têm a intenção de aumentar os valores dedicados aos criadores. Isso quer dizer que o conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço no marketing das empresas e das cooperativas. Já que quando agregados à marca acionam um maior interesse dos cooperados, associados e clientes.

Se por um lado, ele oferece muitas vantagens, como aproveitar a autenticidade e a criatividade dos criadores, permitir o alcance a um público mais específico e em consonância com os seus valores, facilitar a segmentação do mercado, possibilitar uma comunicação mais direcionada e enriquecer a narrativa e a relevância da marca. No entanto, apesar dos seus benefícios, o Creator Marketing pede cautela, uma delas é na escolha do profissional, que precisa estar alinhado aos valores da marca. Fora isso, é essencial manter um conteúdo com uma comunicação eficaz, sem fazer com que o profissional perca a criatividade e o espírito inovador.

Caline aconselha as cooperativas a contratarem os criadores de conteúdo que são especialistas na área de suas atuações. “O único risco que existe é caso o criador de conteúdo não tenha os mesmos valores da cooperativa e/ou se envolva em alguma polêmica, que possa afetar a imagem da marca. Por isso, é fundamental pesquisar bem o perfil desse profissional para minimizar possíveis problemas”, ela indica. Essa contratação pode ser direta entre marca e criador ou por meio de uma agência ou empresa especializada em criadores de conteúdo.

Cooperativas lançam campanhas que agregam a marca com receitas e dicas


O cooperativismo tem cada vez mais se firmado como uma marca de grande impacto na economia, na sociedade e sobretudo, na mente de seu público; principalmente por meio do marketing e do compartilhamento de seus conteúdos digitais. Várias ações têm sido lideradas com o objetivo de dar mais visibilidade às maneiras com que as organizações querem ser vistas pelos seus consumidores, uma delas é a promovida pelo Sistema OCB, que criou o Prêmio SomosCoop 2022, com a categoria “Influenciador Coop”.

Um dos vencedores foi Marcelo Vieira Martins, diretor-executivo da Unicred União e presença garantida no Instagram, Facebook, canal no Youtube e página no LinkedIn, além de livros publicados. Além desse projeto, ganharam destaque em Creator marketing, a campanha #BoraCooperar, com a presença de ex-participantes do reality show Big Brother Brasil, que falaram sobre a importância de cooperar e não competir.

A Cooperativa Frimesa foi premiada em 2021 com a iniciativa #EuRecomendoFrimesa. Ela foi composta por websérie e ebook, com criadores de conteúdo digital preparando receitas com os produtos da marca. Em 2022, a cooperativa ganhou medalha de prata com a campanha Ceia Prática Frimesa, em que reuniu 15 influenciadores dando dicas para os pratos natalinos.

5 dicas para aplicar o Creator Marketing na cooperativa


Alinhar os valores: Contrate um criador que tenha os mesmos valores da cooperativa.
Observe o engajamento: É importante que o profissional tenha seguidores e engajamento nas redes sociais.
Conhecimento sobre a marca e o segmento: O profissional de conteúdo precisa ter conhecimento e intimidade com o universo das cooperativas
Cuidado com as métricas: É fundamental acompanhar e analisar o resultado das métricas.
Confira os cliques e os leads.