Cooperativismo
Pós-graduação em Gestão de Cooperativas tem aula inaugural com palestra sobre o papel do cooperativismo
Iniciativa da Sedics em parceria com a Uneal, curso é totalmente presencial e oferecido de forma gratuita
Com a presença do governador Paulo Dantas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), realiza a aula magna do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas no dia 6 de junho, às 14h, no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.
Durante a cerimônia, o economista e professor Cícero Péricles irá conduzir uma palestra com o tema “O papel do cooperativismo no desenvolvimento econômico do estado de Alagoas”.
Uma iniciativa da secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, promovido pela Uneal e com o apoio da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o curso busca desenvolver uma visão estratégica e fomentar um posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas. Serão cerca de 40 alunos na primeira turma, com aulas presenciais e gratuitas, que serão realizadas no auditório da Sedics.
De acordo com o secretário do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, uma das finalidades da formação é adequar as cooperativas às melhores práticas de gestão, para que estejam aptas a atender às demandas do mercado nos diversos segmentos do cooperativismo.
“O objetivo é incentivar a adoção de práticas de gestão e governança que se alinhem aos princípios éticos do cooperativismo e à responsabilidade socioambiental, atendendo às demandas do mercado em diversos segmentos do cooperativismo”, pontuou.
A secretária Alice Beltrão destacou que o curso nasceu da necessidade do setor. “Uma demanda das cooperativas sempre foi a necessidade de capacitação para os agentes envolvidos. Pensando em fortalecer o setor do cooperativismo, buscamos a parceria com a Uneal para oferecer o curso, que tem o objetivo de proporcionar aos profissionais a ampliação dos conhecimentos na área do cooperativismo, economia solidária e agricultura familiar”, afirmou.