Cooperativismo
Coopaiba e Carpil apresentam programa de crédito fundiário para agricultores
A reunião acontece em Piaçabuçu, a partir das 9h, na sede da Colônia Z-19

A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) realiza nesta sexta-feira, 14, encontro técnico com as famílias dos pequenos agricultores e cooperados do município que desejaram aderir ao Programa Nacional Crédito Fundiário, do governo federal, para a aquisição de terra. A reunião acontece em Piaçabuçu, a partir das 9h, na sede da Colônia Z-19.
A reunião vai apresentar as regras do programa e vai contar com a condução de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A ação também conta com a prática da intercooperação com a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil).
De acordo com informações do coordenador do projeto na Coopaiba, Rafael Emanuel, o programa vai beneficiar, inicialmente, 125 famílias da agricultura familiar de Piaçabuçu.
“Será um momento esclarecedor com objetivo de desburocratizar o acesso a terra pela agricultura familiar. Ao mesmo tempo, já estaremos preparando o projeto individual de cada agricultor e realizando o encaminhamento da documentação para que nos próximos dias se dê a entrada no processo”, explicou o coordenador.
Em 2023, o Programa concedeu acesso mais de 27 mil hectares de terras, sendo o melhor resultado dos últimos oito anos. Recentemente o teto do financiamento passou de R$184 mil para R$280 mil por família. Com o Programa Nacional de Crédito Fundiário é possível financiar a aquisição de imóveis rurais e benfeitorias, despesas com georreferenciamento, topografia e registros escriturais.
“As oportunidades para adquirir terras no meio rural foram ampliadas, e a Coopaiba e a Carpil vai incentivar esse processo para que cada vez mais o agricultor passe produzir mais e melhor, com dignidade”, disse o coordenador.
