Cooperativismo

Comitiva agrícola de Cuba visita cooperativas brasileiras

Missão organizada pela Agência de Cooperação Brasileira (ABC/MRE) vai apresentar boas práticas de agricultura familiar para autoridades cubanas

Por Ministério da Agricultura 14/06/2024 17h05
Comitiva agrícola de Cuba visita cooperativas brasileiras
Missão organizada pela Agência de Cooperação Brasileira (ABC/MRE) vai apresentar boas práticas de agricultura familiar para autoridades cubanas - Foto: Ministério da Agricultura

Preocupadas em elevar os índices de segurança alimentar e nutricional no país, autoridades do governo cubano vieram conhecer experiências brasileiras de sucesso em genética bovina para maior produção de leite, variedades genéticas para a produção de arroz, soja, milho e ovos. Para dar as boas-vindas à comitiva, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, recebeu o ministro da Agricultura de Cuba, Ydael Jesús Perez Brito e a diretora Nacional de Agricultura Urbana, Periurbana e Familiar, Elizabeth Peña Turruellas, além de outros representantes do governo cubano.

No encontro, o ministro Paulo Teixeira destacou a disponibilidade das cooperativas e empresas brasileiras em compartilhar as técnicas de produção e o uso de insumos e tecnologias. “É importante trabalharmos para garantir a segurança alimentar e nutricional da população cubana. Estamos empenhados em ajudar para que Cuba tenha resultados rápidos e com sustentabilidade a longo prazo”, afirmou o ministro.

Ydael Jesús explicou que a agricultura de seu país é muito parecida com a do Brasil. Por ser uma ilha, possui muitas propriedades médias e pequenas, com predominância da agricultura familiar e periurbana. “Queremos conhecer o seu modelo de cooperativa porque se parece muito com o que pretendemos fazer em Cuba. Queremos fazer políticas públicas e políticas de estabilidade de preços, além de ajudar os produtores com financiamento”, destacou o ministro da Agricultura cubano.

A delegação cubana foi para o Paraná e seguiu depois para a Bahia. Acompanhado por representantes do MDA e da ABC/MRE, o grupo visitou a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran), em Arapongas, a 40 km de Londrina (PR).

A Copran é uma cooperativa de assentados da Reforma Agrária que tem como foco o fortalecimento da Agricultura Camponesa por meio do esforço coletivo, em um processo de cooperação de seus associados. Possui um Centro de Formação e Produção que desenvolve atividades como bovinocultura de leite, produção de hortaliças (horta mandala), unidade de produção e maturação de bananas.

Na quarta (12/06), a comitiva seguiu para a Bahia, com compromissos agendados em Salvador e Jacobina. Na agenda está marcada uma reunião com o governo da Bahia para falar sobre os programas Bahia Produtiva e Pró-Semiárido. Em seguida, visita ao Empório da Agricultura Familiar, que comercializa produtos de Agricultura Familiar no varejo.

Ainda na Bahia, as autoridades vão conhecer a Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag) onde vão ⁠visitar a propriedade de um agricultor familiar que produz 300 litros de leite por dia, tem altos níveis de produtividade e usa tecnologias eficientes de manejo alimentar e reprodutivo. Vão conhecer também um laticínio da Coopag e um projeto de ovo caipira e de suinocultura integrados à cadeia do leite.

De volta à Brasília, na sexta-feira (14/06), tem nova agenda com o ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e a secretária-Geral (vice-ministra) de Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha para tratar de projetos de interesse dos dois países.

A comitiva de Cuba é composta pelo ministro da Agricultura de Cuba, Ydael Jesús Perez Brito, o embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos, e a diretora Nacional de Agricultura Urbana, Periurbana e Familiar, Elizabeth Peña Turruellas.